Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se no Brasil o Dia da Aviação de Caça. Nesse ano a data está sendo comemorada pela 70ª vez.

Foi no ano de 1945 que ele ficou marcado na história, durante a campanha na Itália, na Segunda Guerra, em que foram realizadas o maior número de missões em um mesmo dia pela Força Aérea Brasileira. Os 22 pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça cumpriram impressionantes 44 decolagens em 1 só dia, em missões de ataque a alvos terrestres segurados por barreiras de artilharia antiaérea.

Esse glorioso feito serviu como base para o aprendizado dos novos aviadores, um exemplo do espírito aguerrido, do profisionalismo e da tradição da FAB, e as doutrinas da Aviação de Caça tem sido passadas de geração em geração, por todos esses anos.

Separamos alguns registros de aeronaves de caça da FAB, temos um AT-6 “Texan”, um AT-26A “Impala II”, um A-29A “Super Tucano”, um F-5EM “Tiger II” e um helicóptero MI-35M “Hind”. Também, o registro da aeronave da Azul com homenagem ao esquadrão Jambock, pertencente ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça.

O TMA Curitiba torce para que a Aviação de Caça tenha um futuro promissor, com recente aquisição das novíssimas aeronaves Gripen NG.

Senta a Pua!