Nos dias 14 e 15 de outubro o Aeroclube do Paraná realizou, no aeroporto de Bacacheri, o seu 9º festival aéreo. O grande destaque desse evento foi a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA da Força Aérea Brasileira, também conhecido como a nossa tão querida Esquadrilha da Fumaça, que em algumas edições anteriores não pode se apresentar por conta da meteorologia ou mesmo nem veio. Dessa vez a meteorologia não foi a ideal, mas pelo menos permitiu a apresentação de algumas manobras mais baixas, nos dando o gostinho da primeira apresentação em Curitiba com a nova aeronave do esquadrão: o Embraer A29 Super Tucano. Mas isso fica para um próximo post! Nesse vamos mostrar o que mais teve no evento em geral, que como tradição foi aberto com uma revoada dos Aeroboero AB115 do Aeroclube do Paraná, como vimos nas fotos acima.

O evento contou com diversas barraquinhas de venda de artigos ligados à aviação, alimentação, bem como exposições estáticas de aeronaves variadas. Havia também exposições de veículos e equipamentos das polícias Militar (BPMOA), Civil, Rodoviária Federal e Bombeiros.

Mas é claro que um festival aéreo não se faz só com avião parado no chão! Para entreter a platéia houve diversas atrações e uma delas foi o clássico T6 PR-TEB, morador do SBBI. Conhece a história desse avião? Não? Aguarde! Em breve contaremos ela aqui no TMA! Por enquanto veja as fotos das suas apresentações no festival!

Como em algumas edições anteriores, a esquadrilha da EJ também esteve presente, este ano com 4 Cessna 152 Aerobat.

Helicópteros por si só já são máquinas surpreendentes, agora já pensou em ver um fazendo passagens baixas em alta velocidade, “glissadas”, subidas com razão altíssima e descidas com o nariz apontado para o chão? Definitivamente é difícil imaginar um helicóptero fazendo essas manobras mais bruscas, mas foi o que vimos na apresentação do Agusta PR-EFB da Helisul.

Pra fechar esse primeiro de dois posts seguem algumas fotos da apresentação do CAP 10 PP-ZJC, a decolagem do Stearman PR-ZEH e dois aeromodelos que fizeram apresentações incríveis, um modelo de caça com motor a jato e um helicóptero elétrico.

 

Em breve postaremos as fotos da apresentação da Esquadrilha da Fumaça e uma coletânea de vídeos especiais, aguarde!