Olá pessoal. No final de Agosto / início de Setembro tivemos a edição de 2016 da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Como a feira trata da aviação executiva, diversos modernos jatos executivos cruzaram os céus do Brasil antes e depois da feira fazendo voos demonstrativos para possíveis clientes.

Curitiba, como sempre, não poderia ficar de fora. Estando entre os 5 maiores PIBs do Brasil, o mercado curitibano sempre teve potencial, e isso é claramente visto no ramo da aviação, com empresas como Cessna, Beechcraft, Bombardier, Dassault, Gulfstream, Bell, Airbus Helicopters, dentre outras, trazendo suas mais modernas aeronaves para tentar conseguir a sua fatia no mercado paranaense.

A bola da vez foi o mais novo jato da família Citation da norte-americana Cessna. Com o primeiro voo realizado em 18 de Fevereiro de 2014, certificação da FAA em Junho de 2015 e entrada em serviço em Agosto também de 2015, já foram entregues mais de 32 aeronaves até o presente momento.

O novo mid-size da Cessna possui uma cabine mais larga e mais alta do que o Sovereign +, com um alcance um pouco menor, ainda assim, partindo de São Paulo ele consegue alcançar qualquer capital da América do Sul sem escala. Com 1,83 metros de altura em sua cabine de piso totalmente plano, dando a possibilidade da maioria das pessoas ficarem totalmente em pé em seu interior, a sensação é de imenso conforto, fazendo o jato parecer ainda maior!

Mapa de alcance do Citation Latitude, a partir de Curitiba (SBCT). Alcance com 4 passageiros: 2683nm / 4968Km. Alcance com 8 passageiros: 2451nm / 4539Km.

Este modelo é equipado com a nova suíte de aviônicos Garmin 5000, com 3 grandes telas (2 PFDs e um MFD), além de 4 telas menores que servem como dispositivo de entrada do FMS (sendo as 4 touchscreen). O PFD (Primary Flight Display) conta com o Garmin SVT (Syntetic Vision System – sistema de visão sintética), sistema que mostra uma representação do terreno à frente da aeronave, da pista e diversas outras informações importantes ao voo, aumentando assim, a consciência situacional dos pilotos. Além disso, possui o sistema autothrottle (controle automático de potência), que representa um grande diferencial perante aos concorrentes da mesma categoria.

Confira as fotos e vídeo dessa maravilhosa aeronave:

 

 

Agora o vídeo da decolagem do Bacacheri com um gradiente de subida bem elevado:

Fica aqui nosso agradecimento ao pessoal da Tam Executiva e da Cessna – Textron Aviation.

 

Especificações Detalhadas

Dimensões
Comprimento18.97m
Altura6.38m
Envergadura22.05m
Interior da Cabine
Altura1.83m
Largura1.96m
Comprimento6.63m
Máximo de Passageiros9
Capacidade de Bagagem
Peso564.7kg
Volume3.6 cu m
Pesos
Peso Máximo de Rampa14,084 kg
Peso Máximo de Decolagem13,971 kg
Peso Máximo de Aterrissagem12,508 kg
Peso Máximo Zero Combustível9,616 kg
Capacidade Utilizável de Combustível
Peso5,168 kg
Volume6,435 l
Peso Básico de Operação8,462 kg
Carga Útil5,622 kg
Carga Máxima 1,154 kg
Carga Máxima com 100% de Combustível454 kg
Performance
Velocidade Máxima de Cruzeiro446 ktas (826 km/h)
Alcance Máximo2,850 nm (5,278 km)
Decolagem
Distância para Decolagem3,580 ft (1091 m)
Aterrissagem
Distância para aterrissagem2,480 ft (756 m)
Altitude Máxima de Operação45,000 ft (13,716 m)
Razão Máxima de SubidaNão Informado
Velocidade Limite Máxima0.80 Mach