Como não poderia deixar de ser, o TMA Curitiba viajou para o estado de São Paulo neste feriado, assim como spotters do Brasil todo, para acompanhar a operação do maior avião do mundo, o Antonov AN225 Mriya!

Neste post vamos trazer para vocês a cobertura completa da passagem dessa máquina magnífica pela segunda vez no Brasil. O Mriya veio ao Brasil desta vez para buscar um transformador e levá-lo de forma emergencial para o Aeroporto de Santiago, no Chile, onde uma cidade a alguns quilometros do aeroporto o aguardava sem energia elétrica. A carga transportada possui um peso total de mais de 180 toneladas, a maior já transportada por via aérea em todas as américas, a segunda maior do mundo.

Primeiramente, gostaríamos de agradecer aos diversos amigos do TMA Curitiba que colaboraram com o material que estamos reunindo aqui nesse mega-post deste momento histórico para a aviação brasileira. Gostaríamos de agradecer também à ABV – Aeroportos Brasil Viracopos, por ter nos atendido tão bem e nos permitido registrar a chegada do monstro dos ares de um local tão privilegiado em VCP.

Depois de muitas incertezas quanto à confirmação da rota e horário em que o AN-225 viria, finalmente confirmou-se a rota Houston (IAH) – Campinas (VCP) com pouso estimado para as 10:30h local do dia 14 de Novembro. Com um atraso de pouco mais de 20 minutos a máquina tocou o solo do Aeroporto de Viracopos, para delírio de centenas de pessoas que aguardavam a sua chegada, aonde iria embarcar uma espécie de berço, aonde o transformador que já estava em GRU seria transportado.
Após o pouso, o primeiro da aeronave em Campinas, a tripulação ostentou a bandeira ucraniana pela janela da cabine durante o taxi e, seguiu para a posição 2 (bloqueando por consequência as posições 1 e 3 também). O Antonov estava previsto para decolar por volta das 22 horas do mesmo dia, com destino à Guarulhos, o que permitiu que alguns sortudos pudessem ficar bem pertinho da máquina no solo de VCP.



Nossa equipe seguiu para Guarulhos, e do terraço do Hotel Matiz pudemos registrar o pouso da aeronave, que ocorreu pouco antes das 23 horas. Nas ruas no entorno do aeroporto haviam centenas de pessoas, realmente, ninguém queria perder esse momento histórico. No terraço do hotel haviam dezenas de spotters, e para delírio de todos nós o pouso do Antonov foi feito pela pista 09L, o que fez com que a aeronave passasse sobre nossas cabeças.


A princípio, a previsão era do Antonov decolar as 8 horas da manhã do dia 15, depois de passar a madrugada na operação de embarque do transformador que iria para o Chile. Porém, por problemas durante a operação de carregamento, houve um atraso enorme em relação à essa previsão e a aeronave passou o dia todo no solo de GRU. Ruim para os envolvidos, bom para os spotters que puderam passar o dia observando o maior avião do mundo através das janelas do terminal.
Por volta das 22:45h do dia 15, a aeronave decolou de Guarulhos com destino à Santiago, e que você consegue conferir nesse vídeo sensacional, gravado do terraço do hotel Matiz, feito pelo nosso parceiro do canal “Planespotter HD Curitiba” no Youtube.