Recebemos um comunicado do pessoal do EAC-CT sobre os fatos já citados aqui anteriormente. Segue na íntegra:

ANAC Curitiba encerrando suas atividades

Prezados,

A diretoria da ANAC achou por bem encerrar as atividades deste órgão no Estado do Paraná.

Esta decisão pegou a nós, servidores, tão de surpresa quanto aos senhores. Desta maneira, peço desculpas pelo aviso sem o devido tempo para adaptação de suas atividades e de seus passageiros, alunos e associados.

O telefone, endereço e e-mails de contato para aqueles que queiram se manifestar a respeito dessa decisão se encontram no seguinte link: http://www2.anac.gov.br/anac/ouvidoria.asp

Segue abaixo o texto com o comunicado oficial:

3 – PORTARIA Nº 310, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011.

A DIRETORA-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC, no uso das atribuições que lhe confere o parágrafo único do art. 101 do Regimento Interno, aprovado pela Resolução nº 110, de 15 de setembro de 2009, com as alterações introduzidas pelas Resoluções nº 114, de 29 de setembro de 2009, nº 119, de 3 de novembro de 2009, nº 132, de 12 de janeiro de 2010, nº 134, de 19 de janeiro de 2010, nº 142, de 09 de março de 2010, e nº 148, de 17 de março de 2010, e segundo o disposto na Nota Técnica 001/2011/SSO/SAR/SCD/SAF/ANAC, resolve:

Art. 1º Extinguir, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, as Unidades Regionais de Porto Alegre – RS e Recife – PE.

Art. 2º Extinguir, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o Escritório de Aviação Civil de Curitiba e os seguintes Postos de Serviço:
I – Belém
II – Boa Vista
III – Brasília
IV – Campinas
V – Campo Grande
VI – Corumbá
VII – Cuiabá
VIII – Curitiba
IX – Florianópolis
X – Fortaleza
XI – Foz do Iguaçu
XII – Galeão
XIII – Goiânia
XIV – Guarulhos
XV – Londrina
XVI – Macapá
XVII – Manaus
XVIII – Ponta Porã
XIX – Porto Velho
XX – Ribeirão Preto
XXI – Tabatinga
XXII – Vitória

Art. 3º Conceder o prazo máximo de 180 dias para a efetivação dos procedimentos internos necessários para a completa desativação das unidades de que tratam os artigos 1º e 2º.

Fonte: http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/BPS%202011/7/BPS%20N%C2%BA%207%20-%2018%20fevereiro%202011.pdf

Curitiba, 18 de feveireiro de 2011.

Rafael Santos – INSPAC A-1949

Escritório de Aviação Civil de Curitiba, ASO-CT – ANAC

(41) 3251-3007

Comentários

  1. Ivan Luís disse:

    Não tem o que comentar nesse tipo de comunicado.. Dá uma raiva enorme. E agora a presidente da ANAC deixando tudo na m*** para quem assumir o cargo..

  2. carlos disse:

    Temos que ir a luta, pois se ficarmos parados seremos prejudicados ainda mais.
    É muita falta de respeito isto que estão fazendo.

  3. Leonarfo Feldmann disse:

    No minimo podemos chamar essa atitude do (des)governo de ridicula. Estao prejudicando nao só a aviaçao geral em si, mas todos aqueles que dependem dela. Estão matando o topo da cadeia produtiva, onde ira haver cortes de pessoal em todos os nives, nao so os ligado diretamente a aviação. Estão indo totalmente contra aquilo que o desgoverno pregou em campanha politica, de dar renda e trabalho e ao inves disso estao tirando a renda e o trabalho de muitas pessoas. Podem pensar que so falo isso por ser contra o atual governo, mas quem tiver um pouco de cabeça, verá que com corte de pessoal, ira afetar desde o aeroclube ate a padaria da esquina do aeroclube. Lamentavelmente vivemos em um pais em que os governantes não sabem escolher as pessoas capacitadas para as pastas e colocam os “apadrinhados” que nao sabem diferenciar pés de metros, no caso da aviação. Temos que rezar para que voltem atrás na decisão, caso contrario isso pode ser o começo do fim da aviação geral no Brasil.

  4. Mariotto disse:

    VERGONHA

  5. Felipe Letnar disse:

    Vergonhoso…. sem comentários.

  6. Guido disse:

    É triste ver isso acontecer, ainda mais quando se está tentando realizar o sonho de ser piloto.
    Por sorte ja passei na banca do PP, mas ainda tem PC,IFR,INVA,PLA,…
    Isso não ajuda em nada, quer dizer, apenas para aumentar os gastos com passagem e estadia.
    Voar ja foi mais fácil, prazeroso e menos burocrático!

  7. Danilo Ciesielski disse:

    Quer dizer que estão largando mão das coisas, isso tem cara de PRIVATIZAÇÃO da Aviação no Brasil, pessoal fiquem de olho…

    Isso mesmo, não tem capacidade de dar conta do serviço e vão entregar para os “gringos” tomarem conta do que é nosso, parabéns pelo grande governo desse país

  8. João Vitor disse:

    DESORDEM E REGRESSO!!!!!!!

  9. DESORDEM E REGRESSO ²
    Estava pensando em começar daqui 2 meses começar meu PP. Mas to vendo que do jeito que está andando as coisas … Passa toda hora na Televisão, que lá por 2020 vai faltar muitos pilotos para suprir a demanda aérea, e eles me fazem isso. Vergonha

  10. Andreas Fast disse:

    Pessoal, para ser bem sicero, vou voar fora do Brasil, nos EUA eu voo 3x mais e pago o mesmo que eu gastaria para PPH, PCH, INVH. E é FAA!! Aqui sai 95 mil reais para 120 horas, e nos eua gasto 60 mil dólares para 300 horas… E posso parcelar com 0,5% de juros ao ano…

    Infelizmente da a intender que o pessoal por aqui prefere lucrar e não formar bons pilotos.

    Abraços a todos e vamos voar fora deste país

  11. Raul disse:

    Só um conselho: se tiver a manifestação mesmo é melhor que seja NO AFONSO PENNA!!! Ninguem da imprensa se emporta com o que acontece no bacacheri, la vai ter muito mais visibilidade.

  12. Gabriel Cardoso disse:

    No Brasil tudo tem que ser burocrático, e caro. Temos que pagar mais e receber menos, e triste viver em um país assim. Como o Guido falou a aviação não pode ser tão burocrática ainda mais quando o mercado já passa por dificuldades preferem contratar pilotos estrangeiros do que investir no próprio país é vergonhoso isso.
    Vou correr para fazer a banca de PPA aqui, e depois vou pensar em fazer o restante nos USA, e muito mais seguro e prazeroso.

  13. Andreas Fast disse:

    nem vou fazer a banca por aqui…

    ahhh e entre nós, a hora de voo aqui é um absurdo, nos eua vc voa sr22 por 80 dolares

  14. Andreas, você tem algum aeroclube nos EUA que você está vendo esses preços. Passa para nós.

  15. sergio disse:

    SOU PRESIDENTE DO AEROCLUBE DE BLUMENAU E VEJO ESTA ATITUDE COMO UM ATRAZO PARA AVIAÇÃO BRASILEIRA .LAMENTAVEL.

  16. Andre Costa disse:

    Protestaremos contra essa decisao na EAC Curitiba na sexta-feira 25/02 apartir das 10hrs da manha!!!

  17. Andre Costa disse:

    Ou melhor q seja no afonso pena! Temos q nos organizar e fazer isso mudar!!!

  18. Wesley disse:

    ANAC = Alem de Não Ajudar, Complica.

  19. Tico Kuzma disse:

    Vereadores se mobilizam contra fechamento de subsede da Anac

    A comunidade dos aeronautas do Paraná recebeu moção de apoio pela manifestação contrária ao fechamento da subsede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Curitiba. O requerimento, de autoria de diversos vereadores, foi apresentado por Tico Kuzma (PSB), segundo vice-presidente da Casa, e aprovado por unanimidade durante sessão plenária nesta semana. De acordo com o parlamentar, a Anac anunciou na última sexta-feira (18) a extinção do escritório de Curitiba, localizado no Aeroporto do Bacacheri, e dos postos de serviço da capital, de Foz do Iguaçu e de Londrina. Conforme determinação, o prazo para que as unidades estejam completamente desativadas varia de 60 a 180 dias. Kuzma alertou que a medida implicará em prejuízos para a capital, em especial aos alunos e novos pilotos, que terão que se dirigir a outros estados para regularizarem sua situação, incluindo a realização de exames técnicos, além de orientar e resolver pendências inerentes às suas atividades.
    O vereador informou que o Aeroclube do Paraná está mobilizando a opinião pública, assim como a classe política, para sensibilizar a Anac a manter a agência em Curitiba. “Além de contribuir com o trabalho e formação de novos profissionais, é importante para o avanço necessário do setor de aviação para a Copa do Mundo, em 2014”, opinou. Segundo Kuzma, com o fechamento da subsede, não apenas a categoria perde, mas também a capital e a população.

    http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=16475