Nesta segunda-feira (24), o Terminal Curitiba está completando 5 anos de existência! Agradecemos imensamente a todos os colaboradores que fizeram e estão fazendo parte da nossa história.

No dia 8 de novembro, nossa equipe conheceu no Aeroporto do Bacacheri, o Beechcraft King Air 350ER. Em uma parceria com a Líder Aviação, Beechcraft Corporation e Textron Aviation, realizamos uma série de perguntas no qual vocês conferem logo abaixo. Agradecemos imensamente aos colegas João e Marcos que foram peças chave para a realização desta matéria. Muito obrigado a vocês! We also would like to extend our thanks to Captain Mark, David and the Beechcraft/Textron Aviation crew by the collaboration with us.

1) Estivemos na LABACE deste ano e vimos rapidamente (devido à forte chuva) pela primeira vez, o maravilhoso King Air 350ER. O adesivo “SPECIAL MISSIONS” na fuselagem nos chamou a atenção para esta aeronave. Para quais tipos de Missões Especiais este avião foi desenvolvido?

A série King Air (Modelos 90GTx, 250, 350/350ER) podem ser equipadas para propósitos especiais. Na fábrica, nós classificamos como estes:

  • Levantamento Aéreo – Câmeras de mapeamento aéreo tradicionais, mas também LIDAR (Light Detection and Ranging) para sensoriamento remoto tridimensional.
  • Ambulância Aérea – Para o transporte de pacientes estabilizados a partir de um centro médico para o outro, ou trazer pacientes para centros médicos especializados.
  • Inspeção de Voo e Calibragem de Aerovias – Para assegurar uma precisão correta nas aerovias e em aproximações para os aeroportos.
  • Vigilância – Tanto sobre a terra e sobre a água. Os King Airs são utilizados normalmente para detectar, localizar e identificar pessoas, veículos, alvos marítimos, alvos terrestres em movimento ou quaisquer outros itens de interesse.
  • Treinamento – De pilotos, navegadores, operadores de radar e etc.
  • Utilitário/Transporte – Que é o tradicional transporte de pessoas de alta prioridade e/ou carga.

O 350ER demonstrador que estava em exposição na LABACE, é equipado para demonstrar a capacidade de multimissão, ou seja, a capacidade de executar mais de uma das missões anteriores. A aeronave está equipada com quatro cadeiras VIP em uma configuração de Club seating (com mesas para escrever) na frente, e uma estação médica completamente operacional na parte traseira, com um sofá que comporta três pessoas para os médicos assistentes utilizarem. Além disso, tem uma área para bagagens e um toalete reservado.

2) Quais os requerimentos mínimos para Decolagem e Aterrissagem ao Nível Médio do Mar e na elevação em que se encontra o Aeroporto do Bacacheri (932m)?

DECOLAGEM (FLAPS APPR)

Nível Médio do Mar, ISA, 7.480kg. (MTOW) ………………………. 1.236m
Altitude do SBBI, ISA, 7.480kg. (MTOW) …………………………… 1.497m

ATERRISSAGEM (FLAPS FULL)

Nível Médio do Mar, ISA, 7.110kg. (MLW) ……………………………. 908m
Altitude do SBBI, ISA, 7.110kg. (MLW) …………………………………. 993m

ISA: International Standard Atmosphere ou Atmosfera Padrão Internacional – Considera-se  que ao nível médio do mar (NMM), a temperatura padrão é de 15°C e o ar tem uma densidade de 1,225kg/m³
MTOW: Peso Máximo de Decolagem

MLW: Peso Máximo de Aterrissagem

3) Vocês podem nos dizer sobre as especificações? Tais como: Dimensões (Internas e Externas), Configuração de Assentos, Aviônicos, Motorização e Performance da aeronave?

DIMENSÕES EXTERNAS

Comprimento total ……………………………………………………………. 14.22m
Altura total ……………………………………………………………………….   4.37m
Envergadura …………………………………………………………………….. 17.65m
Área de Asa ……………………………………………………………………… 28.9m²

DIMENSÕES INTERNAS

Comprimento da Cabine ……………………………………………………….. 5.94m
Altura da Cabine …………………………………………………………………. 1.45m
Largura da Cabine ……………………………………………………………….. 1.37m

ACOMODAÇÕES

Assentos para Tripulantes …………………………………………………………… 2

Nota: A configuração final do interior vai depender do papel pretendido para a aeronave.

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