No dia 11 de maio, a Cessna Aircraft Company e a TAM Aviação Executiva trouxeram ao Aeroporto do Bacacheri o imponente Cessna TTx. Nossa equipe ficou impressionada com este pássaro. Confira a seguir os motivos.

Agradecemos imensamente a Cessna, TAM Aviação Executiva e a Arrow Jet Aeronaves Executivas que nos receberam muito bem para a realização da matéria. Em especial aos colegas Ricardo, Pedro e Gustavo que nos atenderam prontamente para a realização desta matéria completa.

POTÊNCIA DE SOBRA

Equipado com um motor Continental TSIO-550-C com dois turbo compressores e dois intercoolers, que gera 310hp, a aeronave pode cruzar a uma velocidade máxima de 235 ktas (435 km/h) e subir a uma altitude máxima de 25.000 pés (7600m). Isso torna o TTx um dos monomotores a pistão mais rápidos do mundo no céu.

É PRESSURIZADO?

Sabendo que acima de 11/12 mil pés já se torna necessário o uso de oxigênio suplementar, a Cessna levou a sério essa preocupação e instalou um oxímetro de pulso no painel. Ao cruzar uma certa altitude, um alerta soa e uma mensagem é exibida solicitando a verificação da oxigenação do piloto em comando. O piloto então faz a medição e caso seja necessário, decide se é melhor descer com a aeronave para um nível inferior ou utilizar cânolas que são abastecidas por um cilindro de oxigênio suplementar.

AVIÔNICOS E INTERIOR

Integrando o painel do TTx, temos a suíte de Aviônicos Garmin G2000. No qual é formada por dois displays de alta-resolução de 14” e um sensível ao toque de 5.7”, essa tecnologia é o que há de mais avançada nos dias de hoje para monomotores pistão de alta-performance. Suas funcionalidades e destaques são:

– Permite dividir o display em 2 páginas com fins de permitir a visualização dos dados de múltiplos sistemas e sensores.

– A interface sensível ao toque é bastante intuitiva com atalhos diretos e precisos para a função desejada e possui reprodução de som da opção escolhida caso desejado. Assemelha-se com a operação de um smartphone no seu dia a dia.

– Integração com o Piloto Automático, Rádios e etc.

– Dados meteorológicos (disponível somente nos Estados Unidos devido ao serviço ser via satélite), cartas aeronáuticas, visualização de tráfegos, terreno em 3d e várias outras opções.

ALCANCE

O alcance máximo da aeronave especificado pela fabricante é de 1,250nm (2,315km). Tal distância pode ser atingida voando em configuração de cruzeiro econômico (55% de potência), a 25.000 pés, com 45 minutos de reserva de combustível. Impressionante, não é? Fizemos algumas simulações com decolagem a partir do Aeroporto do Bacacheri.

Range para maior distância – Decolagem do SBBI, com 2 pessoas a bordo e velocidade projetada para range econômico com 55% de potência, a 25.000 pés e 45 minutos de reserva de combustível (condições ISA e sem computar ventos em rota).

Bacacheri (SBBI) – Santiago do Chile – Chile (SCEL) / 6 horas e 08 minutos de voo a 208 ktas

Bacacheri (SBBI) – Maceió (SBMO) / 6 horas e 08 minutos de voo a 208 ktas

Bacacheri (SBBI) – La Paz – Bolívia (SLLP) / 5 horas e 58 minutos de voo a 208 ktas

Range de velocidade máxima – Decolagem do SBBI, com 2 pessoas a bordo e velocidade projetada para range de máxima velocidade com 75% de potência, a 25.000 pés e 45 minutos de reserva de combustível (condições ISA e sem computar ventos em rota).

Bacacheri (SBBI) – Córdova – Argentina (SACO) / 3 horas e 56 minutos de voo a 235 ktas

Bacacheri (SBBI) – Mar del Plata – Uruguai (SAZM) / 3 horas e 55 minutos de voo a 235 ktas

Bacacheri (SBBI)  – Ilhéus (SBIL) / 3 horas e 53 minutos de voo a 235 ktas

Bacacheri (SBBI) – Salta – Argentina (SASA) / 4 horas e 01 minuto de voo a 235 ktas

PS: Lembramos que o Aeroporto do Bacacheri não é Internacional e esses dados foram utilizados apenas para uma simulação.

VOOS DE DEMONSTRAÇÃO

Nossos colaboradores de Curitiba (Guilherme Roczon) e Maringá (Diego Christiano) tiveram a felicidade de experimentar um voo de demonstração VFR. Confira as fotos e o relato que Diego escreveu com suas impressões sobre o TTx.

Em uma tarde calma do dia 14 de maio, a Cessna Aircraft Company junto com a TAM Aviação Executiva trouxeram para Maringá o novíssimo Cessna C240 Corvallis TTx para demonstração e voo dos interessados.

Antes das duas da tarde fomos convidados para voar a aeronave. Voamos com o comandante Ricardo e mais dois interessados, um deles piloto de longa data interessado em adquirir a aeronave. Ou seja, quatro passageiros “peso pesado” na aeronave.

Acionamos a aeronave e em poucos minutos estávamos taxiando para a pista 10 do aeródromo. O ar condicionado do avião deu conta do recado no solo, pois apesar de ser Maio e Maringá uma cidade do sul do país, no sol o calor estava castigando.

No ponto de espera da pista 10 do aeroporto fizemos os testes necessários de motor e a torre nos autorizou ingressar na pista, para backtrack e decolagem imediata. Quando alinhados, o comandante colocou um dente de flap (10 graus) e gradualmente avançou a manete de potência para a aceleração máxima.

Rodamos com 90 nós e logo recolhemos o flap. A torre autorizou nossa aeronave a realizar os testes no setor sul do aeroporto de SBMG, e para lá seguimos.

É impressionante a velocidade que a aeronave desenvolve nos primeiros minutos de voo. Em menos de 2 minutos já subíamos a 160 nós com uma razão de 1400 pés. Isso com a potência reduzida. O motor biturbo de 310 hp mostrou para que veio.

Lá em cima (cerca de 3800 pés AGL) realizamos algumas manobras, enquanto o comandante que trouxe a aeronave nos mostrava os sistemas de navegação dele, no incrível Garmin G2000. Usamos o piloto automático e testamos o sistema de Synthetic View da Garmin, que mostra o relevo, o aeródromo e etc no PFD com precisão, mesmo sendo no Brasil (que tem menor cobertura de radar), e é uma ferramenta muito útil para navegação. Com dois cliques já setamos o aeroporto de SBMG para “não nos perdermos” e o sistema rapidamente fez os cálculos de retorno, ainda que iríamos realizar várias manobras antes de voltar.

Fizemos algumas curvas de alto, e o sistema dele de proteção entrou em ação, impedindo a aeronave de manter a curva por muito tempo, similar ao fly-by-wire presente em vários aviões. Fizemos alguns “oito preguiçosos” e simulamos um stall. A aeronave se comportou muito bem nas manobras e principalmente ao sair delas. Com o motor potente e com bom torque, bastava um toque nos manetes para voltarmos a realizar um voo macio e estável, as margens do Rio Ivaí.

Para testá-lo em aproximação e pouso, a fizemos duas vezes. A primeira foi um toque e arremetida na pista 10 do SBMG. Entramos no circuito na altitude certa mas bem rápidos, pois ele estava dando 191 nós de indicada. Por recomendação, acionamos os spoilers e reduzimos os manetes, e incrivelmente a velocidade caiu para 110 nós em um piscar de olhos, e logo colocamos 10 graus de flap. 90 nós e demos mais um dente de flap, com 20 graus flap full estávamos alinhados com a cabeceira 10 do aeroporto da cidade canção.

Aproximação tranquila e com leve vento de través, mas nada que atrapalhasse a performance da aeronave, que em poucos minutos já estava no solo. Agradecemos a tripulação do Embraer 190 da Azul que nos aguardou gentilmente no ponto de espera e com uma visão privilegiada da aeronave tocando o solo e acelerando novamente.

TTx com 90 nós de indicada e estávamos no ar novamente. Sim, foi um toque e arremetida. Com vigor, subimos rapidamente a 1000’ AGL e entramos no circuito. Aceleramos para cumprir o circuito, até demais. Para “matar” a velocidade fomos instruídos a colocar o nariz pra cima e usar os spoilers novamente. Tranquilamente aproximamos e pousamos, mas agora para corte e desembarque.

Especificações Detalhadas

Dimensões
Comprimento7.68m
Altura2.74m
Envergadura10.97m
Interior da Cabine
Altura1.24m
Largura1.22m
Comprimento3.55m
Máximo de Passageiros4
Capacidade de Bagagem
Peso54.4kg
Volume0.71 cu m
Pesos
Peso Máximo de Rampa1,633 kg
Peso Máximo de Decolagem1,633 kg
Peso Máximo de Aterrissagem1,551 kg
Peso Máximo Zero Combustível1,497 kg
Capacidade Utilizável de Combustível
Peso278 kg
Volume386 l
Peso Básico de Operação1,179 kg
Carga Útil454 kg
Carga Máxima 318 kg
Carga Máxima com 100% de Combustível176 kg
Performance
Velocidade Máxima de Cruzeiro235 ktas (435 km/h)
Alcance Máximo1,250 nm (2,315 km)
Decolagem
Distância para Decolagem1,900 ft (579 m)
Rolagem no solo1,280 ft (390 m)
Aterrissagem
Distância para aterrissagem2,640 ft (805 m)
Rolagem no solo1,260 ft (384 m)
Altitude Máxima de Operação25,000 ft (7,620 m)
Razão Máxima de Subida1,400 fpm (427 mpm)
Velocidade Limite Máxima230 kias (426 km/h)
Velocidade de Estol60 kcas (111 km/h)