O ALS – Approach Lighting System (Sistema de Iluminação de Aproximação) – são luzes instaladas antes e em alguns casos sobre a superfície de uma pista de pouso que opera com sistema ILS.

Approach Lightning System - ALS

Approach Lighting System – ALS

Como já vimos, a operação ILS leva a aeronave até um ponto muito próximo do solo, quase em cima da pista ou muito próximo a ela no caso da categoria I, e nesse caso mesmo que o piloto já tenha contato visual com o solo, ele pode ainda não ter visibilidade suficiente a frente para ver o balizamento da pista. Por este motivo pistas que operam com o sistema ILS devem possuir um sistema de luzes que se estende fora dos limites da pista e possam servir de referência aos pilotos que estejam vendo o solo. Essas luzes compõem o ALS.

 

Categoria 1

A ICAO recomenda que numa pista que opere o ILS CAT I o ALS deve estender-se até 900m antes da cabeceira da pista, assim, quando a aeronave atingir o mínimo meteorológico do procedimento, se já houver possibilidade de ver algo em solo, com certeza já será possível ver o ALS, e então poderá utilizá-lo como referência visual para chegar até a pista.

Ele é composto por dezenas de barras de luzes brancas com 4 metros de comprimento instaladas no prolongamento do eixo da pista, sendo a primeira instalada a 30m da cabeceira. A distância entre essas barras será de 30m também até atingir os 900m.

barras de luzes brancas, a partir de 300m da cabeceira a até 900m

barras de luzes brancas, a partir de 30m da cabeceira a até 900m

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A 300m da pista será instalada uma barra de 30m de comprimento, para indicar ao piloto que alí ele estará a 300m (1000 pés) de distância da pista

Nessa foto a barra de luzes de 1000 pés está "escondida" atrás das antenas do localizador do ILS da pista 33

Nessa foto a barra de luzes de 1000 pés está “escondida” atrás das antenas do localizador do ILS da pista 33

Categorias 2 e 3

Para a operação de ILS CAT II e III, o ALS é um pouco mais completo.

As barras de luzes continuam espaçadas 30m entre si e também começam a 30m da pista, mas agora as barras de luzes que se estendem até 900m antes da pista passam a contar com um flash sequencial (ele pode existir para o ILS CAT I, mas não é comum). Cada lâmpada desse flash deve piscar 2 vezes por segundo e indica o sentido da pista em uso, começando na primeira barra de luz, a 900m da pista e “correndo” por todas as barras até aquela barra de 30m de comprimento a 300m da pista.

 

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A 150 metros da pista, ou seja, no meio da distância entre a pista e a barra a 300m, há outra barra de luzes mais compridas, indicando a proximidade com a cabeceira da pista. Essa barra tem 18 metros de comprimento

150

Entre a barra de 300m da pista e a pista, haverá um conjunto de luzes vermelhas de cada lado das luzes do eixo da pista, também formada por barras de luzes espaçadas 30m entre si, mas agora com um mínimo de 3m de comprimento.

luzes vermelhas, indicam alinhamento da zona de toque, porém vermelhas pois ainda estão fora da pista

luzes vermelhas, indicam alinhamento da zona de toque, porém vermelhas pois ainda estão fora da pista

Essas luzes continuam sobre a superfície da pista com a cor branca para indicar a zona de toque, começando 30m após a faixa de luzes verdes do balizamento da pista que indica o seu início e se estendendo 900m pista a dentro.

Luzes da zona de toque embutidas no asfalto

Luzes da zona de toque embutidas no asfalto

 

Luzes da zona de toque. São brancas sobre a superfície da pista

Luzes da zona de toque. São brancas sobre a superfície da pista

Além da zona de toque a center line da pista também é iluminada e também com luzes espaçadas 30m entre si. Essa distância é a metade da distância normal do balizamento lateral, dando a impressão ao piloto que a vê de uma linha contínua até o final da pista. Do início da pista até 900m antes de seu fim, as luzes serão brancas, de 900m a 300m antes do fim será alternado, uma luz vermelha e uma branca, e dos 300m até o final da pista serão luzes vermelhas. Assim o piloto tem noção do quanto de pista ainda lhe resta pela frente.

Iluminação da faixa central da pista

Iluminação da faixa central da pista

O ALS nada mais é que um conjunto de luzes padronizadas que informa aos pilotos o alinhamento com a pista, a distância que ele está da pista, onde começa e termina a zona de toque e informa que a pista a frente está quase chegando ao fim ou já está no fim, tudo isso sem que seja possível ter contato visual com a pista em si ou com o balizamento nos seus limites laterais. Será que, além de ser lindo, é algo importante para a operação segura sob condições meteorológicas de visibilidade reduzida?

Até o próximo artigo!