Provavelmente todos aqui que já frequentaram algum aeroporto que opera em período noturno viram que as suas pistas possuem luzes nos seus limites laterais para balizá-las. Nas taxiways são azuis e nas pistas, brancas.

IMG_6022

Balizamento azul de LED – taxiway

 

IMG_6024

Balizamento azul de LED – taxiway

 

Balizamento branco - pista de pouso/decolagem

Balizamento branco – pista de pouso/decolagem

O que talvez nem todos tenham percebido é que nas pistas existem cores diferenciadas para indicar o começo da pista e que o seu fim está se aproximando.

 

Uma aeronave em aproximação final para o pouso noturno verá que exatamente na cabeceira da pista existe uma faixa de luzes verdes, a partir dalí existe uma pista para se pousar. O balizamento lateral começará a partir dessa faixa verde com a cor branca, e assim permanecerá até 600m antes do final da pista, onde as luzes passarão a ser amarelas para indicar ao piloto de uma aeronave decolando que a pista está acabando.

Começo da pista - balizamento verde

Começo da pista – balizamento verde

No limite final da pista haverá uma faixa de luzes vermelhas determinando que alí ela termina.

Fim da pista, balizamento vermelho

Fim da pista, balizamento vermelho

Como uma mesma pista pode ser usada nos dois sentidos, essas luzes com cores diferenciadas são na verdade duplas, exibindo uma cor de um lado e outra cor do outro lado.

Por exemplo: a mesma luz que indica o final da pista 11 indica o início da pista 29, portanto ela exibe a cor vermelha de um lado e verde do outro, ou são luzes independentes que podem ser vistas somente de um lado.

Baliza de duas cores - final de uma pista, começo de outra

Baliza de duas cores – final de uma pista, começo de outra

Bem como os 600m iniciais da pista 15 são os 600m finais da pista 33, então o piloto que está no começo da pista 15 verá essas luzes brancas, enquanto o piloto no final da pista 33 verá elas amarelas!

Baliza laranja indica final da pista 29, porém do outro lado é branca, pois ainda é o início da pista 11

Baliza laranja indica final da pista 29, porém do outro lado é branca, pois ainda é o início da pista 11

 

Baliza da pista 15/33, lente laranja interna

Baliza da pista 15/33, lente laranja interna

No Bacacheri a pista 18 tem a sua cabeceira deslocada, um piloto que esteja em aproximação para essa cabeceira verá todas as luzes vermelhas nesse recuo da cabeceira, somente verá as luzes brancas após a faixa verde que diz que a pista 18 começou. Mas essa cabeceira deslocada pode ser utilizada para a corrida de decolagem da pista 36, portanto, olhando pelo outro lado, as luzes podem ser brancas e amarelas!

Balizamento da pista 18 do SBBI, 100% LED!

Balizamento da pista 18 do SBBI, 100% LED!

Em pistas que não operam sistemas de pouso de precisão, o início e o final da pista podem ser balizados por uma pequena barra de luzes apenas nas extremidades laterais do limite da pista, com pelo menos 6 luzes, como pode ser visto na foto acima, do Bacacheri, e na pista 11/29 do Afonso Pena.

IMG_6153

Quando há operação ILS, as luzes verdes e vermelhas dessa pista devem ocupar toda a largura da pista com separação máxima de 3m entre as luzes, como na cabeceira 15 do Afonso Pena

IMG_7033

Para pistas que operem ILS CAT II e III, para auxiliar os pilotos a saírem da pista e chegarem ao pátio, bem como ajudar aqueles que pretendem chegar até a pista, a center line das taxiways também é iluminada, nesse caso por luzes verdes.

Balizamento de taxiway - limites laterais azuis e faixa central verde

Balizamento de taxiway – limites laterais azuis e faixa central verde

Essas luzes ficam imbutidas no asfalto para as aeronaves poderem passar por cima

IMG_6026

Baliza de center line de taxiway, embutida na pista

 

Comparação de tamanho

Comparação de tamanho

Balizas de taxiway center line

Balizas de taxiway center line

E como curiosidade, às vezes o balizamento permanece ligado durante o dia, isso porque quando as condições meteorológicas estão desfavoráveis e o aeroporto está operando apenas por instrumentos, é recomendado pela ICAO que o balizamento fique ligado!

Há ainda algumas outras luzes que ficam sobre a pista, mas iremos aborda-las no artigo sobre ALS, fiquem ligados!