Existem algumas partes de pistas que não são consideradas na distância total da pista disponível para pouso ou decolagem.

Uma delas é a cabeceira deslocada, como por exemplo a cabeceira 18 do Bacacheri.

Normalmente as rampas de aproximação para pouso são de cerca de 3° de inclinação, mas se tiver algum obstáculo em solo muito próximo dessa rampa ele se torna um perigo e alguma medida deve ser tomada na impossibilidade de remover este obstáculo. No caso do Bacacheri esses obstáculos eram algumas árvores do Clube Duque de Caxias, e algumas outras próximas que foram recentemente cortadas.

A solução mais comum e segura infelizmente reduz o tamanho da pista, desloca-se a cabeceira mais à frente até que a rampa fique segura.

esquema

A cabeceira deslocada não altera a distância disponível para decolagem, pois como ela existe devido à obstáculos ANTES da pista, ela pode ser utilizada para a corrida de decolagem, porém em hipótese alguma o piloto pode pousar neste recuo antes da cabeceira, estando sujeito à multa por violação de uma regra de tráfego aéreo se o fizer, é considerado como pouso fora da pista.

cabeceira 18

Também não altera nada para quem utiliza a cabeceira oposta: quem pousa na 36 pode utilizar o espaço deslocado da 18 para frear, bem como pode utilizar esse espaço para decolar da 36, desde que a subida inicial da decolagem seja numa rampa maior que os 3° que passariam muito próximo ao obstáculo.

Outro motivo para deslocar a cabeceira, nesse caso temporariamente, são obras na cabeceira “original” da pista ou até mesmo acidentes.
Existe também a stopway, que é uma extensão da pista com comprimento de 60 metros além da cabeceira. A stopway não é utilizada para pousar sobre ela nem para a corrida de decolagem, apenas é utilizada a stopway da cabeceira oposta à do pouso ou decolagem para aumentar a distância de frenagem da aeronave após ou pouso, ou, principalmente, no caso de uma decolagem abortada próximo da V1*, se necessário.

stopway

*velocidade de decisão, até essa velocidade é possível abortar a decolagem e parar a aeronave nos limites da pista, acima dessa velocidade, mesmo em pane pode ser mais seguro prosseguir na decolagem e voltar para o pouso.

A clearway, como o nome sugere, é um caminho livre de obstáculos após o término da pista, serve para que os pilotos possam voar por alguma distância com a razão de subida reduzida afim de adquirir mais velocidade, além do que foi possível obter sobre a pista, para aí sim poder subir em segurança.

 

Até o próximo artigo!