Foto: Raphael Albrecht – Http://LogBook.draeronaves.com.br

Texto por: Fernando Castro – G1 PR

O Aeroporto Afonso Pena, na Região de Curitiba, deve receber mais um voo direto internacional. A companhia Aerolíneas Argentinas, através da subsidiária Austral, deve operar um trecho diário e direto entre Curitiba e Buenos Aires, capital da Argentina, a partir de 1º de março de 2014. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o pedido está em análise, ainda sem prazo para conclusão.

Atualmente, o Afonso Pena possui apenas um voo internacional direto, também para Buenos Aires, operado pela Gol. De segunda a quinta-feira, os voos partem às 13h50 de Curitiba, e chegam às 16h no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, que fica em Ezeiza, na Grande Buenos Aires. A partir de novembro de 2013, a American Airlines deve operar uma nova rota no Afonso Pena com destino a Miami, nos Estados Unidos, que fará uma escala em Porto Alegre.

No caso do voo da Austral, o destino será o Aeroparque Jorge Newberry, que fica no noroeste de Buenos Aires, a dois quilômetros do Centro da cidade. O trajeto deve ser feito com avião da Embraer, modelo E190, com 98 assentos disponíveis. Segundo o pedido feito no início do mês de setembro, o voo deve partir de Curitiba às 16h30 e chegar a Buenos Aires às 19h07, diariamente.

Ao G1, a companhia confirmou a intenção de operar o voo, como parte de um processo de ligações com o Brasil que já levou voos diretos para Belo Horizonte e Brasília. Segundo a companhia, a estratégia tem relação com o aumento de passageiros que a Copa de 2014 deve ocasionar, mas o principal foco está no nos passageiros corporativos, que viajam a trabalho.

Segundo a Anac, caso seja aprovado o roteiro, o voo passa a integrar oficialmente a lista de vigentes. Depois, ainda cabe à companhia operadora avaliar questões relacionadas à infraestrutura aeroportuária, ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) avaliar as questões de tráfego aéreo, e à própria Anac liberar os documentos da empresa.

Além do Afonso Pena, o aeroporto de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, também opera voos internacionais. São dois voos diretos para o Peru, Argentina e Uruguai. Os trajetos são realizados pelas empresas Lan Airlines, que faz o percurso para Lima, no Peru, e pela Buquebus (BQB) Líneas Aéreas, que opera os voos para Salta, na Argentina, e para Montevidéu, no Uruguai. A BQB utiliza a aeronave modelo ATR-72, com capacidade para 70 passageiros. O avião utilizado pela LAN é um Airbus A-319, com capacidade para 140 ocupantes.

Fonte: Portal G1