O Aeroporto do Bacacheri recebeu uma ilustre visita nesta última sexta-feira (26/02). A aeronave demonstradora de matrícula norte-americana N867EX pousou por volta do meio dia para uma série de demonstrações a possíveis interessados em sua aquisição. O nosso colaborador Antônio Huergo marcou presença e registrou em detalhes o belíssimo C208. Confira!

Com o Slogan de “THE WORLD’S ULTIMATE UTILITY VEHICLE (O VEÍCULO DEFINITIVO DE UTILIDADE MUNDIAL)”, o Grand Caravan EX impressiona.. e muito!

Equipado com um motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-140 (867 SHP) esta aeronave necessita de pouca pista, possibilitando operações em locais remotos. Segundo especificações do fabricante, para decolar são necessários 600m e para o pouso 500m. Com uma velocidade máxima de cruzeiro de 185KTAS (343km/h), alcance de 912 milhas náuticas (1,689km), o C208 pode voar até uma altitude máxima de 25000 pés (7,620m) e tem uma razão de subida de até 1,275 pés por minuto. Na parte de Aviônicos, o famoso Garmin G1000 está presente no cockpit. Unindo facilidade e tudo o que há de mais moderno a dispor da tripulação.

Uma coisa que nos chamou a atenção foi a pintura “Special Missions” no estabilizador vertical. Pesquisamos e encontramos as seguintes informações:

Ao realizar operações secretas e coleta de informações, manter um perfil baixo é fundamental. As aeronaves Cessna Caravan tem a estabilidade para voarem baixas e lentas, produzindo muito menos ruído do que um helicóptero.

Algumas operações especiais que são possíveis com o Caravan: Aeromédico, Mapeamento Fotográfico Aéreo, Pesquisas Geológicas, Operações com Paraquedas, Missões Anfíbias (aeronave equipada com flutuadores) e Busca e Resgate.

Nossos mais sinceros agradecimentos aos tripulantes Hugo, Tibbitts, Lawrence e a TAM Executiva.