O leitor Elyel Natã de Oliveira registrou um trafego interessante durante a terça-feira, dia 28/04. Trata-se do Marinha 7106 (N-7106).

A aeronave de C/N (Construction Number) BRA 17, é o primeiro EC725 “Made in Brazil”, pertencente ao 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).

O “Pégasus 06” é da versão básica e estará capacitado à realizar as mais diversas missões, principalmente as de transporte de tropa, esclarecimento marítimo, lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate, guarda de aeronaves no NAe São Paulo (Pedro), operações de Busca e Salvamento (SAR) e apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais.

Quando o Ministério da Defesa assinou com a Helibras o contrato para construção de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar (Caracal), em 2008, coube deste total à Marinha do Brasil 16 aeronaves. Destas, oito foram designadas UH-15 Super Cougar, com as suas capacidade descritas acima e as demais designadas UH-15A Super Cougar, com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica.

O UH-15 Super Cougar N-7106 (BRA017) representa um marco para a indústria nacional e para a própria Helibras, pois materializa o compromisso assumido pela empresa no projeto H-XBR, para o fornecimento de 50 aeronaves EC725 para as três Forças Armadas com transferência de tecnologia, alto índice de nacionalização e amplo envolvimento da cadeia industrial nacional.

“A Helibras mostrou mais uma vez que é uma indústria forte, moderna e está capacitada a atender um mercado cada
vez mais exigente”, resumiu Eduardo Marson, presidente da Helibras.

Fonte

A aeronave em questão realizou seu primeiro voo no dia 21/11/2013 e foi entregue a Marinha no dia 13/06/2014.