Prezados leitores do TMA Curitiba! A Copa do mundo para nós acabou no dia 26, com um intenso movimento de aeronaves executivas no Afonso Pena com o último jogo em Curitiba. Nós voltamos para casa nesse dia pensando: “se um jogo da primeira fase trouxe tudo isso de bizzjet, imagina na final!”

Pois então, foi com esse pensamento que os spotters e integrantes da equipe do TMA Curitiba Leandro Pilch e Lucas Gabardo entraram no site da Gol e compraram passagens para o Rio de Janeiro a fim de cobrir o movimento do fim de semana na final! E obviamente vamos compartilhar com vocês, como costumamos fazer em alguns eventos especiais. É uma chance de postar aqui fotos diferentes do nosso tráfego em Curitiba, e o Aeroporto do Galeão tem alguns tráfegos que valem a pena serem fotografados!

Estima-se que haviam 277 aeronaves executivas no solo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / Galeão – Antônio Carlos Jobim (SBGL/GIG) durante a realização do jogo Alemanha x Argentina no Maracanã, nós conseguimos fotografar apenas 80 deles, menos de 30%, um número tão alto de aeronaves é, ao mesmo tempo, quase insignificante, então obviamente vamos postar as fotos de TODOS eles para vocês!

O primeiro jato executivo que fotografamos foi o RARÍSSIMO Tupolev TU-204 que havia pousado na noite do dia 11 e para nossa felicidade, permanecia na ponte número 12 quando chegamos. Além dele, iniciamos esse post com os voos que trouxeram torcedores alemães, 2 767 da Condor pousaram em seguida na madrugada do dia 12 para o dia 13, além dos voos da Lufthansa, que possui voos diários para o GIG, mas neste dia havia ainda um 747-8 e um A340-600, infelizente não foi possível fotografa-los pois estavam no pátio da TAP ME.

[slickr-flickr tag=”post_final_1_aa” type=”gallery” size= “large” thumbnail_size=”small” thumbnail_scale=”80″] 

 No final da tarde do dia 12 fotografamos o primeiro BBJ (Boeing Business Jet) da viagem, um da força aérea sul africana:

[slickr-flickr tag=”post_final_1_bb” type=”gallery” size= “large” thumbnail_size=”small” thumbnail_scale=”80″]

Durante a noite pousaram muitos executivos, mas só conseguimos fotografar estes 5 abaixo:

[slickr-flickr tag=”post_final_1_cc” type=”gallery” size= “large” thumbnail_size=”small” thumbnail_scale=”80″]

Durante a madrugada fotografamos dois 737-800 da Copa Airlines, sendo um deles com novos winglets deste modelo:

[slickr-flickr tag=”post_final_1_d” type=”gallery” size= “large” thumbnail_size=”small” thumbnail_scale=”80″]

 Com o amanhecer do dia 13, ainda antes do sol nascer, pousou a primeira grande estrela do dia, o A340 da Luftwaffe trazendo a chefe do governo alemão Angela Merkel. Outro que chamou bastante atenção foi o raro Gulfstream GIII LV-CEG, na aproximação final deixou para trás um rastro preto digno do nosso conhecido AN12. A aeronave possui inclusive hush kit nos seus motores para deixá-los mais silenciosos (ou melhor, menos barulhentos):

[slickr-flickr tag=”post_final_1_e” type=”gallery” size= “large” thumbnail_size=”small” thumbnail_scale=”80″]

 E fechando esse primeiro post, este belíssimo A319CJ (A319 Corporate Jet):

[slickr-flickr tag=”post_final_1_f” type=”gallery” size= “large” thumbnail_size=”small” thumbnail_scale=”80″]

 Por enquanto é só, mais dois posts virão com muito mais!