Comentários

  1. Plantão 190 disse:

    O que realmente aconteceu?

  2. Lucas Gabardo disse:

    Plantão 190, ainda não temos informações concretas, mas foi reportado pelo piloto pane em algum sistema. Vamos aguardar as investigações.

  3. Rafael disse:

    Arremeteu CERCA DE DUAS VEZES? Foi provavelmente um número incerto de arremetidas, entre uma e três vezes… é isso?

  4. MARCONE MELO MENDONÇA MELO MENDONÇA disse:

    É impressão minha ou o Piloto do BPP não sabia voar o avião? oO”

  5. Ivan Luís disse:

    Ele tentou pousar por muito tempo.. Duas ou três vezes foram as vezes em que ele tocou e arremeteu.

  6. marcio dellaglio disse:

    alguma novidade , sobre o seneca ? o que era realmente a pane do aviao , ou era ïnexperiencia do Cmte?

  7. Lúcio Bauer disse:

    Gente que issoo quem eo piloto desse seneca ele tem cht…acho que não gostaria de saber mais noticias grato desde já

  8. Ivan Luís disse:

    Marcio, não sabemos informar o que realmente aconteceu. Caso saia alguma nota oficial nós estaremos informando aqui. Abs

  9. Renato disse:

    Pouso bem sucedido? Ele caiu em cima da pista…fico pensando como deixam um cara desse voar, como que ele foi parar no comando desse avião, quase se matou e matou outras pessoas. Tinha pane de nada, pane em que instrumento faz um cara não conseguiur pousar um Seneca em condições visuais? Absurdo!

  10. Camilo do Vale disse:

    Parabéns aos controladores do APP e Torre, pela paciência e serenidade enquanto se comunicando com o “piloto” do sêneca.

  11. Marcelo Rates Quaranta disse:

    Amigos, Não gosto de julgar ninguém, e muito menos costumo fazer isso, entretanto não posso deixar de comentar o que vi e que me deixou estarrecido. Nunca, em 35 anos como piloto, ouvi falar que pane de “giro” causasse esse tipo de situação. De fato ali faltou experiência de voo, experiência no equipamento, doutrona de segurança de voo, bom senso do dono do avião (seja ele o piloto ou não). O piloto do WBM foi bem certo ao colocar em dúvida a experiência do piloto, e sim, esse é um caso de suspensão da CHT e reavaliação do piloto, já que é previsto pelo CBA que quando um piloto deixar dúvidas quanto à sua proficiência, poderá ter sua habilitação técnica suspensa e ser submetido a nova avaliação. E será bem certo se a ANAC fizer isso.

  12. Lucas Gabardo disse:

    Renato, o post foi feito antes de se ter o vídeo, por isso colocamos “pouso bem sucedido” mas da pra ver que não foi bem assim…

  13. felipe disse:

    Isso é patrão que não quer pagar um salário bom pro piloto e coloca uma máquina de U$$1.200.000,00 nas mãos de pilotos recém formados, que acham que podem voar sem o devido treinamento… Agora a economia custa caro, ainda bem que só materialmente falando…

  14. freitas737 disse:

    Vamos aos fatos: Pra quem não é acostumado operar no bacacheri que é o caso desse Cmt e provavelmente com carteira de PP ainda na aproximação final devido aquele paredão zebrado da uma noção irreal de rampa. A sensação provavelmente que ele sentiu era que estava baixo demais e então subia chegando alto e veloz. O melhor a fazer quando não conhece uma pista é aproximar isntrumento que deixa vc na final e estabilizado….Soma-se a pouca experiencia no equipamento , e tbm a pouca experiencia de voo…é isso…Ja vi isso acontecer com piloto de helicoptero tbm sair do do R22 e ir pro R44 e no efeito solo devido aos comandos serem hidraulicos não conseguir estabilizar….Tenho quase certeza que esse cmt era PP recem saido de aerclube…

  15. Felipe Sanches disse:

    Eeee narizão pesado! quem te ensinou a voar seneca?

  16. Lucas Gabardo disse:

    Freitas, o paredão é na 36 e o pouso do vídeo foi na 18.

  17. Leandro disse:

    Não sabia que problemas em instrumentos ( se é mesmo que teve pane ) fazem perder a reta… Ainda bem que não causou um acidente maior, como por exemplo varar a pista e acertar algumas casas..Pra a população e a imprensa ficarem metendo o pau na aviação…

  18. Andreas Fast disse:

    De qualquer forma, ANAC, por favor, reveja a carteira desse piloto, nada contra, mas se perder na reta e derrubar o avião, poderia ter acontecido algo bem pior, por Deus mesmo que não houve um incêndio ou algo mais grave

  19. Ricardo P Seara disse:

    Pouso?? Foi um baida de um catrapo!! pqp a coordenação foi feita com paciencia pq senao poderia haver uma tragedia se ele cai ali por perto, Realmente parecia cenas de “apertem os cintos o piloto sumiu” se é que me entendem…

  20. Marcos disse:

    Esse cara do WMB tbm, ficou jogando pedras no cara do BPP. Faltou humildade pro “comandantão”, amanha pode ser ele que estará em uma situação dificil, e quero ver se nesse momento ele vai gostar de ser julgado por terceiros que nem sabem o que está ocorrendo. Lamentável.

  21. Dalpian disse:

    Marcos,
    Só pra te avisar, o “comandantão” do WMB quase foi atingido pelo “piloto” do BPP que na minha opinião não sabe voar pois tinha 2 motores funcionando muito bem e um trem que estava baixando e travando, e mesmo que tivesse perdido todos os instrumentos ainda tinha vetoração do App e da Torre. Situação difícil?? Só se foi a que o próprio “piloto” do BPP criou quando entrou no avião sem saber o que estava fazendo. Figurinha carimbada que teve seu curso de Multi checado não sei onde porque segundo fontes seguras a Aerocon não completou seu curso pois o mesmo não tinha condições. Se você é piloto, você sabe que o rapaz em questão não sabia o que estava fazendo, e o “comandantão” do WMB levou um baita de um susto enquanto parado no ponto de espera da 36 quando quase foi atingido pelo rapazinho aí. O que deixaria qualquer um que tem o mínimo de responsabilidade indignado ao ver o risco que esse cara estava causando a todos. Até cruzar a final da 15 e fazer um Boeing arremeter ele fez. Então quem não deve julgar é você!!!

  22. ze disse:

    comandante do wbm ainda ajudou o manicaca do bpp!!!

  23. Cmte PA34 disse:

    Bom pessoal, falei hoje com o piloto do PP-BPP, a questao aqui eh o grande problema que enfrentamos na aviacao executiva: proprietario paga uma paulada no aviao e economiza no piloto, pq acha que somos meros empurradores de manetes e vagabundos…. Esse aviao tem 4 donos e contratou um piloto por R$ 3000,00 isso mesmo, miseros R$ 3000,00 qdo um piloto de seneca com experiencia e valor proprio nao voa por menos de R$10.000,00…ai vai a economia que alguns de vcs mencionou anteriormente. Esse piloto nao sabia usar GNS430 e assim nao conseguiu cumprir a SID Tuna3, sendo indagado pelo controle o motivo de nao seguir o perfil da SID, e logo em seguida ele foi informado que nao estava com o modo C e o radar soh identificava o Modo A, assim por falta de experiencia (250 hs Totais) PC IFR e MULTI mas sem experiencia decidiu retornar, e com full tanque 5 pax e a pressao de estar fazendo algo errado, esses foram os ingredientes para a cagada… 1- Patrao Pao Duro, 2- Piloto Inexperiente, 3- Pressao Meteorologica (VFR ESP), 4 – Falta de conhecimento dos avionicos do aviao, 5 – Primeiro emprego com 250 hs totais = CAGADA, MAMAOZICE… AGORA UMA COISA EH CERTA : POR MAIS QUE TIVESSE PERDIDO O EIXO E TALVEZ AMEACADO O PILOTO DO OUTRO SENECA – O CMTE DO SENECA NO SOLO NAO PODIA FALAR SUA OPINIAO NA FONIA , APENAS POR RESPEITO A OUTRO COMPANHEIRO QUE ESTAVA PASSANDO MOMENTOS DIFICEIS… ISSO EH TER BOM CARATER – REPEITAR O PROFISSIONAL COMPANHEIRO DE AVIACAO.

  24. Marcio disse:

    O comandante do PP-BPP além de inexperiente foi um péssimo aluno!
    De acordo com informações, ele foi reprovado 9 vezes apenas em uma escola de aviação. Isso mesmo, 9 vezes reprovado, e ”convidado” a não continuar na aviação pela escola que passou!
    Com a reprovação o Aluno foi tentar checar em algum outro lugar e infelizmente o checador o considerou como apto!

  25. Ricardo P Seara disse:

    Tudo que voce comentou, sobre o piloto, so ressalta uma coisa, se ele não sabia a avionica e operar a aeronave, que NÂO VOASSE!, quis dar um passo maior que perna! e 250 horas não acho pouco, podee ser ate pouco mas ele deveria saber como pousar em QUAISQUEr situação pra isso existe curso oras! cheio, vazio, com visual especial etc etc etc… Se nao se sentia seguro! nao saisse do CHAO! por sorte ele nao causou um acidente grave. Imprudencia total! E o mesmo que eu querer com PP ir pilotar um BOEING! ate sei o que cada coisa faz e arrisco falar que tiro do chao, mas pousar amigo, ai não… COmo falava um grande ditado que sempre lembro “Decolar é opção mas pousar… é obrigação”!

  26. Lucas Rafael disse:

    A falta de humildade do “Cmte” do WMB me impressiona mais que a inexperiencia do BPP, uma coisa é certa, nossa opiniao nao é para ser dita na fonia….

  27. AB115 disse:

    Se fosse vcs no ponto de espera, vendo a lambança, com a aeronave perdendo o eixo e quase acertando a sua, vocês ficariam sem falar nada? Pensem no desespero desse cmte. Se o piloto do BPP foi irresponsável, o do WBM sabia da sua responsabilidade pelas vidas que ele estava carregando.

  28. Rogério disse:

    Pra mim isso é tudo culpa do CHECADOR que aprovou ele!! Sem dúvidas.

  29. IW disse:

    Não sabia que pilotos são tão desunidos. Ninguém aqui sabe exatamente o que aconteceu e principalmente as causas reais, mas todos se sentiram a vontade para criticar e SUPOR situações desde o salário do piloto até a moral dos patrões! Se o mesmo fosse um caso de imperícia médica, todos os profissionais aguardariam a elucidação do caso ANTES de opinar, e vejam senhores, médicos são tão responsáveis por vidas, quanto pilotos. Quanto ao piloto que pediu permissão para ajudar foi muito infeliz, ficou a lamentável imagem de um fanfarão querendo aparecer e atrapalhando, mesmo que possivelmente não foi a intenção.

  30. João Paulo disse:

    Cara,
    Impressionante, o cara faz um monte de merda, quase mata gente e ainda tem uns PP pra defender? O último aí que se diz IW não tem nem coragem de por o nome. Por favor senhores, sou comandante de Linha Aérea a 15 anos e nunca vi nada parecido, pra mim esse cara é um perigo e nunca mais deve voar. A propósito, IMPERíCIA MÉDICA??? Me ajuda aí, isso é imperícia mental mesmo, sair pra voar um avião sem fazer treinamento nos seus equipamentos ou no próprio avião. Agora por favor, parem de escrever asneiras nesse post. Já deu. O cidadão aí vai perder a habilitação e pronto, talvez um dia ele volte a voar e tomara que tenha a HUMILDADE de saber que não tem condições de voar sozinho e vá como eu fiz lá em 1986, dar instrução, voar 5 anos de copiloto de Sêneca tomando esporro todo o dia pra fazer hora e aprender a voar e respeitar a máquina e a vida dos outros. A propósito meu amigo IW, o comandante do WBM quis aparecer? Pra quem?? Tinha algum meio de comunicação cobrindo a cagada desse cara que tava voando o BPP????? AVIAÇÃO NÃO É BRINCADEIRA!!! ESTUDEM, APRENDAM E SE REALIZEM NESSA PROFISSÃO LINDA MAS QUE EXIGE RESPONSABILIDADE E EXPERIÊNCIA.

  31. Jaeger disse:

    Amigos aviadores só hoje dia 09/11 acessei o site e escutei a fonia e assisti novamente o pouso do BPP.

    Era eu que estava no PR-WBM no momento do ACIDENTE no Bacacheri, segue meu relato abaixo e espero que sirva de experiência para todos os meus colegas de profissão.

    No dia 02/11/2012 as 10:00am / 12:00Z Eu estava no ponto de espera da RWY 18 do aeroporto do bacacheri, na posição qual fiquei por aproximadamente 40 min aguardando autorização do App Curitiba para a minha decolagem.
    Em função de um reporte de aeronave em problemas técnicos sobre Curitiba (PP-BRAVO…….,……), fiquei aguardando no ponto de espera o pouso da referida aeronave, a qual apareceu no circuito de trafego do aeroporto do Bacacheri a mais ou menos 4200 ft numa perna contra o vento da RWY 36, Circulou e alinhou para pouso na RWY 36 e sem autorização de pouso e nem sequer comunicou-se com a TWY Bacacheri efetuou um HARD LANDING totalmente desestabilizado e fazendo a aeronave subir mais que a sua envergadura e deixando a aeronave totalmente de lado e aproando a nossa aeronave que se encontrava no ponto de espera da RWY 18, a aeronave totalmente desestabilizada iniciou uma arremetida FULL FLAP e passou bem próximo da nossa aeronave numa situação de pré- stall conseguindo arremeter e ingressar no trafego do Bacacheri, pedimos de imediato a TWY Bacacheri para abandonarmos a posição pois estava muito claro que teriamos um ACIDENTE sobre a pista , depois se seguiram mais uma aproximação desestabilizada e com nova arremetida já na cabeceira 18.
    Na ultima aproximação para a RWY 18 (ESSA GRAVADA EM VIDEO E MOSTRADA NO SITE) e que resultou em um acidente sobre a pista. A aeronave bateu muito forte no solo kickando varias vezes até a estabilização e parada, a TWY questionou ao piloto se estava tudo bem com a aeronave e passageiros e o mesmo disse estar tudo bem e continuaria o Taxí, situação essa bem diferente observado pelos bombeiros já de prontidão na lateral da pista, foi solicitado ao “Cmte” da aeronave que cortasse o motor na posição em que se encontrava e abandonasse a aeronave já que era visto que ela não tinha mínima condição de Taxí, devido as varias avarias a qual sofreu no ACIDENTE sobre a pista.
    Tenho mais de 8000 hs de vôo e mais de 20 anos de vôo trabalhando como profissional, experiência em varias aeronaves executiva (monomotores, multimotores,jatos, turbo-hélices e Helicópteros), então em nenhum momento minha intenção foi de “sacanear ou torcer por um acidente”, eu fui quase atingido por uma aeronave totalmente desgovernada e isso sim me deixou bastante apreensivo e minha decisão era sair daquela posição a qualquer custo, assim que fui autorizado pela twy bacacheri ingressei na pista e retornei ao pátio.
    Tentei sim ajudar via fonia e minha intenção era tentar suprir uma falta de experiência da tripulação citada, se expressei minha opinião que ele tinha quebrado a aeronave sobre a pista foi num momento de susto e preocupação com os passageiros a bordo da aeronave.
    Esse é o Relato
    Cmte da aeronave PR-WBM

  32. cmte orlando disse:

    tem que pegar esse checador, por na cadeia e responsabilizar a anac por dar carteira para esse assassino

  33. VOR/DME disse:

    CMTE do PR-WBM você não foi assertivo!
    Você tumultuou ainda mais a situação!
    Quando teve que tomar a decisão de voltar ao pátio ou não, você não soube o que fazer, e esperou o controle decidir por você.
    Concordo que você deve relatar a situação ocorrida, mas uitilize os canais adequados para tal fim, não fique “chorando e esperneando” na freqüência do ATC!!!!
    Você poderia sim ter contribuído para um sério acidente!

  34. Luiz Afonso disse:

    Esse audio foi discutido semana passada, na empresa área que trabalho, onde o tema era ética na aeronautica. A maioria de nós concordamos que o BPP não deveria ter decolado sem saber voar o avião, mas entanto o WBM não deveria ter interferido tanto na fonia. Ele poderia ter sido um fator contribuinte para o acidente. Devemos nos unir mais pessoal. Abraços

  35. Rodrigo Kako disse:

    Concordo com a opinião de alguns colegas aqui e faço esse comentário não uma crítica mas sim um posicionamento quanto a atitude do cmte do WMB… Sei que ele foi quase atingido pela aeronave mas independente de qualquer coisa, com a experiência que ele tem seria mais adequado que simplesmente solicitasse ao ATC a sua saída do ponto de espera ou mesmo o fizesse para garantir a segurança da sua aeronave… como está previsto, qualquer comandante pode sair das regras prezando a segurança de sua aeronave e ocupantes… Segundo, não importa quem esteja no comando do BPP, se foi alguém que foi reprovado n vezes ou que foi expulso de escolas de aviação… O que importa é que esse indivíduo decolou e com outras pessoas à bordo e deve ser preservada essas vidas fazendo o possível para trazê-lo de volta ao aeroporto com segurança portanto acho que fazendo duras críticas e ameaçando reporte não seria uma boa atitude a ser tomada mesmo porque a fonia não é canal de reporte e justamente contribui para que o piloto do BPP ficasse mais nervoso ainda agravando mais a sua situação… CRM meu comandante.

  36. Muito bem colocado as palavras do cm do seneca PT WBM,que por sinal muito auxiliou ao desastrado piloto do BPP,ficando na intersecçao para melhor visualizar o BPP.Quase foi mais um terrivel desastre aereo onde o aviao leva a culpa.Culpa de quem aprovou este
    sujeito que gostou do apelido de comandante sem fazer jus ao cargo.

  37. Fernando disse:

    da pra ver na fonia que o cara não sabe nem oque ele comeu no almoço vai sabe pilota um aviao!

    Isso que da contrata pessoas inexperientes com dó de pagar bom salario pra bons pilotos competentes !

  38. Marcelo Rates Quaranta disse:

    VOR/DME… Faça um favor a si mesmo… Cale a boca! Antes de julgar o Cmte. do WBM, com 8 mil horas de vôo e que viveu a situação, vá aprender o que é um avião. Nada pior do que um manicaca que pensa que é comandante.

  39. Bruno disse:

    Pode dar a carteira de inva para o controlador …
    oq ele fez foi milagre para fazer esse piloto maluco e despreparado a salvar as vidas das pessoas a bordo.