Comentários

  1. Lucas Gabardo disse:

    O Azul parece estar uns 1000FT ou + acima, mas mto estranho

  2. Andreas Fast disse:

    Teenso! Também vi as 2 aeronaves passando muito perto hoje

  3. Andreas Fast disse:

    Mas nunca vi uma separação de tráfego como essa Lucas, nunca mesmo

  4. Raphael Faria disse:

    Foi tão perto assim? A mim me parece estar na separação comum de 1000 pés!! alguem estava na escuta para ver o que houve ??? talvez foi a mudança de pista, o azul decolando e me parece ser um gol pousando na 33.

  5. geraldo disse:

    posso afirmar…que estavam muito próximos…… quando olhei para cima…achei que eram dois caças…..da FAB …. pela proximidade…. olhando bem…. vi que eram dois aviões comerciais….pena que demoru muito para ligar meu celular….

  6. Lucas Gabardo disse:

    Pois é, ta na 33 ai os que decolam na paranagua rebloqueiam o VOR e os na APP estão bloqueando o VOR e afastando, depois aproam IRIS. Ai fica perto

  7. Walter disse:

    Eu já vi algumas coisas desse tipo quando estão operando convencional.

    E só lembrando, se a câmera estiver em tele, os assuntos ficam mto como se estivessem bem próximos… um exemplo http://www.airliners.net/photo/Cathay-Pacific-Airways/Boeing-747-467/0967005/M/

  8. Acir disse:

    Já vi dois aviões se cruzarem bem perto, em cima do Pilarzinho, um dia que deu pau no radar. Foi em janeiro, na hora do almoço. Estavam tão perto visualmente que na hora imaginei o pior.

  9. Hernel disse:

    Gente, nada demais….. o tempo todo temos este tipo de cruzamento nos céus da UE e EUA….. 1000ft é totalmente aceitável para os padrões de hoje em dia. E para mim, estavam mais de 1000ft de diferença e o AZUL estava claramente em climb…

  10. Lucas Gabardo disse:

    Hernel, aqui no Brasil também, RVSM – 1000FT de separação, a diferença é que na foto eles estão na aproximação, fase mais critica

  11. Everton disse:

    Qual é o local da foto?

    Por um acaso um está na final e outro iniciando órbita sobre o NDB Gisa (marcador externo)? Se for isso, nada de anormal e alarde desnecessário.

    Sem desacreditar em quem viu o fato, mas com certa distância a perspectiva pode nos enganar, fazendo pensar que objetos estão muito próximos. Lembrem-se que ambas aeronaves tem próximo de 30 metros de comprimento, o comprimento delas é muito parecido, o que também pode dar margem pra interpretação incorreta do fato.

    Pra esclarecer bem esse fato, só mesmo escutando a fonia ou estando dentro de uma das aeronaves.

  12. Tracksbct disse:

    Bom dia pessoal do TMA.

    Também vi o possivel incidente. O Gol tava vindo de FLN, e o Azul de VCP, ambos para pouso na 15. Porem, eles estavem muito altos, dai começaram a entrar em orbita. Depois de uma duas orbitas, o Gol pousou e depois o Azul, ambos na 15. Tbm hj de manhã vi o mesmo, com dois A320 da Tam e um ATR da Trip.

    Abraço.

  13. Everton disse:

    Apenas complementando, o E190 tem 36 metros e o 737-800 tem 39. Dá pra perceber nitidamente que o E190 está muito menor na foto que o 737, então não estavam tão próximos assim.

  14. Terminal Curitiba disse:

    Senhores leitores,

    Para evitar alardes desnecessários, o texto da postagem foi editado para melhor entendimento da situação.

    Contamos com a compreensão de todos.

    Att,
    Equipe Terminal Curitiba

  15. geraldo disse:

    amigos…
    a situação é a seguinte.!
    quem viu…. pode confirmar…. os dois estavam na mesma direção…e muito próximos..(a foto é mais ou menos 20 segundos após….) ai o Azul já está se deslocando p direita e o GOL em frente. ( a foto é de celular…sem TELE ) a minha visão do momento foi….. como se na foto acima….o AZUL estivesse …aonde agora está a flecha vermelha ao lado esquerdo do GOL. – e os dois na mesma direção.(estou no bairro do XAXIM perto da casa do FAST) – quem der uma olhadinha no http://tmacuritiba.com/wordpress/horarios-de-voos/ vai ver que os dois estavam em preparação para pouso….FINALIZAMOS ASSIM…. espero que alguma testemunha apareça para comprovar o fato. abçs a todos.

  16. bom, eu estava no ponto de ônibus sem camera, eu moro a 5 milhas no aero
    esse passaram bem cima do ponto do bonde, mas muito mais proximos do que mostra a foto, confesso que fiquei surpreso ao ver.. o azul bem cima do gol, não posso afirmar a separação vertical…. só posso falar que estava muito perto como o Fast falou

  17. Douglas Leonardo Heinrichs disse:

    Eu não vi, mais acredito no Geraldo.

    Só ele viu, nós estamos vendo só pela foto, quem sabe mais acho que é ele pelo fato de ter visto. Sem contar que a foto é uns 20 segundos depois do ocorrido.

    Abraços

  18. Lucas Gabardo disse:

    Então estavam orbitando GISA, mesmo o azul ja estando mais a direita, quando eles estavam um em cima do outro a separação vertical era segura, portando nada anormal.

  19. Hernel disse:

    Voto com o Lucas, nada de anormal mesmo em approx…..

  20. Gabriel - CWB disse:

    Moro a duas milhas do IC, já tivemos até 5 aeronaves orbitando sobre GISA, a impressão para quem esta em solo 1000′ considerando o sol(favorece a ilusão ) e que eles estariam no mínimo a 3000′ do solo então se compararem EMB190 e B737 irão ver que são proporcionais reparem que o GOL pousou primeiro (baixo, reta final), e após AZUL (possivelmente na curva da perna de afastamento). O que está claro e que não houve um erro considerado grave para um controlador que um alerta de colisão (TCAS resolution), uma acusação dessa pode retirar um controlador de sua posição. haha’ fui..

  21. pjpianaro disse:

    Caros amigos, eu sou muito amigo de varios controladores e posso afirmar a vcs q a ft em questão é mera ilusão d ótica, conversei com um deles sobre o assunto e ele falou q não houve nada d anormal, podem ficar gelos ae he he, abraços….

  22. Hernel disse:

    Pessoal, tomando por base a foto que está neste tópico e de modo esdrúxulo e eu diria mais, ridículo, realizei simples cálculo na base da regra de 3. Usando a foto sem ampliar, o 738 tem 8mm e o E195 tem 6mm, tomando por base as dimensões de ambos respectivamente, 39,50mt e 38,65mt cheguei a seguinte conclusão. Caso as duas aeronaves estivessem rigorosamente na mesma altitute o E195 (peguei o 195 como referência), teria o comprimento de 7,8mm. Como o E195 tem na foto o comprimento de máximo 6mm, podemos concluir que se o 738 (peguei o 738 como referência tb) estiver na FL050 o E195 estaria no momento da foto no FL065, ou seja, totalmente seguro numa separação de no mínimo 1500ft. É claro que estes são dados calculados extremamente sem parâmetros, podem criticar, foi apenas para mostrar que este cruzamento não teve nada de especial. NÃO ESTOU DESMERECENDO A FOTO DO AMIGO GERALDO, que aliás é pertinente e ótima para acalorar as discussões, entretanto, o ponto de vista do observador carrega o ônus da apreensão que esta nos trouxe em um primeiro momento. Bem…. tudo normal…. Abraço a todos.

  23. geraldo disse:

    obrigado ANDRÉ, obrigado FAST.
    isso comprova que não preciso procurar um médico….he he…
    JAMAIS INFORMEI QUE ESTAVAM EM ROTA DE COLISÃO….
    agora…que passaram muito próximos em alturas diferentes….ISSO É FATO.
    moro aqui a mais de 40 anos….e NUNCA…vi uma manobra assim.
    PENA QUE DEMOROU UM POUCO PARA COLOCAR MEU CELULAR EM MODO CAMERA…..
    ai se foram 20 segundos (nervosismo)…e PERDI…o FLAGRANTE.
    obrigado por todos comentários e considerações…..

  24. Dan disse:

    Não sei o que houve no aeroporto hoje, mas hoje as 7:20 passei pela Av. das Torres e pude ver várias aeronoves orbitando Gisa, alias esse Azul pelo que vi, rebloqueou Gisa umas 4 vezes.
    De inicio estranhei a cena, ver dois avioes tao proximos, mas depois foi muito bonito ver todas essas aenonaves voando “Sincronizadas”.

  25. Anderson disse:

    Sou ex aeroviario por circunstancias q a vida nos proporciona mudei de area mas sou um eterno apaixonado pela aviaçao!Um grd abraço e feliz Natal a tds!!!!!!!!!