Comentários

  1. S. disse:

    To vendo que os pneus do trem de pouso da asa do lado direito e um do central ja eram!

  2. Henrique disse:

    Lindas!! Que esse movimento só aumente.

  3. S. disse:

    Repare que ele ta na taxiway ECHO e nao deu reverso! Cara louco!

  4. Leandro disse:

    Acho que antes de chamar o cara de louco, deve-se procurar saber o motivo disso. O fato de 3 pneus terem estourado já um indicativo de algum problema ter acontecido para levar à isso. Falar aqui é fácil, agora senta lá no cockpit e pousa esse trambolho com toneladas de carga, numa pista curta, escorregadia, molhada e com o tempo espetacular que estava ontem…

  5. Tracksbct disse:

    Gente, perguntas de leigo:

    1) Desde o incidente da Cielos, não era restrito aeronaves de porte do DC-10 pousarem com pista molhada em CWB? E pareçe que essa cara queria provocar mais um! Note que ele demorou para abrir os reversos!!

    2)Pneus não estoram de uma hora para outra. Será que o pessaol da cielos está “enterrando” a aeronave na pista? (Pelo que vi no vídeo do Alessandro do DC-10 pousando, parecia que ele estava muito rápido, e o pouso foi jogar o avião na pista hehehehe!)

    Por favor, não estou falando que o pessaol de CIA é ruin, etc e blá,blá, são só minhas dúvidas e conclusões.

    Fast, as fotos estão um show! valeu por nos brindar! 🙂

    Abraços.

  6. Raphael disse:

    Lindas fotos Fast!

    Aproveitando, por ser uma aeronave estrangeira, ela sofre investigação dos orgãos competentes após este incidente?

    Ela ainda está em solo?

    O reverso é mais um recurso para a frenagem, além dos freios existe a ação dos spoilers.

  7. Raphael disse:

    Olhei daqui e ele tá em solo sim, ao que parece em frente a torre.

  8. S. disse:

    Correto Raphael, porém em chuva tem que se utilizar o reverso porque se usar só o freio você irá criar muito atrito e superaquecer a lamina de agua que cobre o pneu e a pista, e com isso acaba criando bolhas no pneu ou leva o a estourar, e foi provavelmente o que aconteceu ontem. Tracksbct, bem lembrado sobre a restrição com pista molhada, por isso a Lufthansa não opera para cá, e Leandro, é loucura siim, você pousar por conta e risco do comandante e poder causar algo mais perigoso, é um risco desnecessário, para isso que serve voce usar o aeroporto de alternativa, para evitar correr risco a toa.

    Abração pessoal, show as fotos Fast

  9. Leandro disse:

    Absolutamente nada a ver, o que esquenta a lâmina d’água e cria bolhas e detona o pneu é um dos tipos de aquaplanagem, Reversão de borracha, procure no google. A ausência de reverso não influencia no atrito do pneu com o solo. O atrito do qual estamos falando é o atrito dinâmico, que sofre influência apenas do coeficiente de atrito e a força normal. O coeficiente de atrito entre borracha molhada e asfalto molhado é o mesmo com ou sem reverso, e a força normal que atua no trem de pouso é a mesma com ou sem reverso. Seja numa bicicleta, num carro ou num avião, quando você quer parar, tudo que você quer é atrito, sem atrito não pára, se reverso diminuísse atrito, jamais seria usado num pouso ou numa RTO. A diferença do uso do reverso é que ele PODE ajudar a remover o excesso de água na frente dos pneus, o que PODE ajudar a evitar uma aquaplanagem, mas mesmo assim pode aquaplanar, pode haver reversão de borracha, pode haver danos aos pneus. A Lufthansa não vem pra cá com pista molhada por que não quer, determinação do pessoal de Safety na CIA, cada empresa cria a sua forma de operar com segurança.

    Onde foi dito que o pouso foi por conta e risco? O aeródromo estava abaixo dos mínimos? A pista estava impraticável? O piloto não obteve autorização do ATC para pousar? Não? Então o pouso não foi por conta e risco do comandante.

    Qual equipamento você voa e qual sua experiência de vôo? Para julgar os outros aeronautas sem qualquer respaldo técnico e sem saber asolutamente nada do que se passou naquele cockpit, imagino que você deva ter muita experiência e/ou opere algum equipamento no mínimo do mesmo porte de um DC-10.

    Apenas para lembrar: reverso não é considerado na hora de calcular distâncias e velocidades de pouso, portanto é prevista a operação sem este equipamento. Claro que com pista molhada é de se estranhar a não utilização dele, mas é muito leviano chamar o piloto de louco por não o ter utilizado, algum motivo pra isso ele deve ter tido.

  10. Anderson L disse:

    Passei Hoje Por volta das 4:30 no Aero e o Bixão tava la ainda

  11. Tracksbct disse:

    Espera um pouco aí. O Cielos NÃO usou o reverso durante esse pouso, ou depois ele os acionou?

  12. Leandro disse:

    Acho que vai ter que esperar a chegada dos pneus e dos mecânicos pra realizar a troca… deve decolar amanhã ou depois. A não ser que ele tenha algum problema mais grave.

    Também quero saber se ele não abriu os reversos, Fast, você chegou a prestar atenção nisso? Numa dessas está com alguma pane nisso também, além dos pneus estourados

  13. Thiago Scatola disse:

    Como de costume minha viagem foi proveitosa ein!

  14. Anderson L disse:

    Então deve de Vir outro DC10 trazendo so Pneus 😀

  15. Tracksbct disse:

    Anderson, vc me lembrou de uma vez que um B747 da MK teve o estouro dos pneus durante o pouso aqui em CWB. Um DC-8F da CIA que trouxe as peças e mecanicos para colocar o pneu de volta, acho que foi a única vez que o DC-8F da MK pousou em CWB.

    Abraços.

  16. Lucas Gabardo disse:

    1 DC-10 só pra trazer pneus hmmm acho q nao

  17. O mesmo 767 da Florida (N316LA) pousou em Porto Alegre dia 7 vindo de Miami.

    Obrigado

  18. Joao Stotz disse:

    A Lan ta aproveitando mto bem o mercado de cargas no brasil, que bom que alguem viu o potencial que existe. Voando pra cwb, maringa e agora poa(caso todos esses tampa/fl west/mas air, sejam empresas contratadas da Lan/Absa, oq eu imagino que deva ser o caso nessas frequencias)

  19. Henrique disse:

    Acho que a Tampa nao tem relação com o grupo LAN.

  20. Lucas Gabardo disse:

    Florida West, Mas Air e ABSA eu sei q sao da Lan, Tampa n tenho ctza

  21. Fabricio Lucio disse:

    Tampa faz parte da Avianca

  22. Jean disse:

    Belas Fotos, principalmente o B767-300F da Florida West.

  23. S. disse:

    http://www.jetphotos.net/viewphoto.php?id=7025356&nseq=0

    Ainda acho que o piloto foi louco de pousar nessas condições
    (09/01/2011 SBCT 091800Z 31017KT 4500 RA SCT013 BKN025 25/19 Q1012=) (09/01/2011 SBCT 091815Z 33010KT 4000 +RA SCT013 BKN020 21/19 Q1012=)