Google Loon? Seria um avião, um helicóptero? Não! Um balão de quinze metros de largura por doze de altura que, em grande número, pretende levar internet ao mundo inteiro. Conheça mais sobre esse grande projeto da gigante Google, e não estranhe ao ver o ícone de um balão no FlightRadar24.

O QUE É O PROJETO LOON?

Muitos de nós vemos a Internet como uma comunidade global. No entanto, dois terços da população mundial ainda não têm acesso à Internet. O Projeto Loon é uma rede de balões que viaja na fronteira do espaço. A finalidade do projeto é conectar pessoas em áreas rurais e remotas, ajudar a reparar falhas de cobertura e ajudar a recuperar a conexão com a Internet em áreas que passaram por desastres.

A TECNOLOGIA

Os balões do Projeto Loon flutuam na estratosfera, a uma altura duas vezes maior que aeronaves e fenômenos meteorológicos. Há várias camadas de vento na estratosfera, cada uma com variações em direção e velocidade. Os balões Loon vão para onde são necessários, subindo ou descendo por uma camada de vento que sopre na direção desejada. Por meio de parceria com empresas de telecomunicações que compartilham o espectro da rede celular, permitimos que as pessoas se conectem à rede do balão diretamente dos seus smartphones e outros dispositivos com suporte à LTE. O sinal é transmitido para a rede do balão e depois de volta para a Internet global na Terra.

Cada balão pode fornecer conectividade a uma área de aproximadamente 80 km de diâmetro no solo, usando uma tecnologia de comunicação sem fio chamada LTE. Para usar essa tecnologia, o Projeto Loon tem parceria com empresas de telecomunicação que compartilham o espectro da rede celular para que seja possível acessar a Internet em qualquer lugar, diretamente de smartphones e outros dispositivos compatíveis com LTE. Os balões retransmitem o tráfego sem fio dos celulares e outros dispositivos para a Internet global por links de alta velocidade.

Para conferir mais sobre o Projeto Loon, acesse o site: https://www.google.com/intl/pt-BR/loon/