Atendendo a pedidos lançamos aqui um guia rápido de edição para fotos de aviação. Para aqueles que estão começando a editar suas fotos essa dica vai ajudar a encontrar as principais ferramentas usadas para editar fotos de aviação. Neste guia usaremos o Adobe Photoshop para a edição das imagens, você pode encontrar a versão gratuita de teste dele no próprio site da Adobe.

Fotografe com sua câmera na maior resolução possível para melhor qualidade de imagem. Se necessário use o máximo do zoom óptico da câmera, mas nunca o zoom digital, pois este distorce a imagem.

Bom, primeiramente abra a sua imagem no Photoshop e aperte (CTRL+R) para abrir a ferramenta régua. Um problema que notamos constantemente é o desnível nas fotos.

Como posso corrigir?
Ao abrir a ferramenta régua clique em cima da “milimetragem” e arraste para a foto que irá surgir a linha azul, após a linha ja estar na foto você pode move-la com a ferramenta Seta (V) ou criar outras linhas da mesma maneira anteriormente citada.

Escolha uma referencia que você saiba que esteja nivelada como por exemplo uma antena ou uma construção, de preferencia no centro da foto, pois nos cantos o arredondamento da lente distorce um pouco para o lado oposto. Ou seja se a antena estiver no canto direito ela precisa estar “caída” um pouco para a esquerda para estar reta.

Clique na ferramenta Crop (C) e deixe na proporção padrão 2×3. Neste momento com a foto já pronta para ser “cropada” e você pode nivelar el. Ajuste a área do crop e com o mouse abaixo dela surge uma seta em curva a qual gira a foto no para ambos os lados até você conseguir nivelar. De um zoom no seu ponto de referência apertando ALT+Scroll do mouse.

Após o Crop você pode Redimensionar a sua imagem. Clicando no menu de cima Image > Image Size. Só é necessário inserir no primeiro quadro, o da largura, pois o segundo mantera o padrão 2×3 do Crop. Recomendamos usar 1024 de largura se sua câmera for compacta ou super zoom . Nas mais profissionais é possível fazer em 1200 ou até 1600 pixels sem perda de qualidade.

Na imagem abaixo a seta no canto inferior direito você tem algumas opções de edição rápida da foto, como contraste, saturação, exposição, brilho…

Nesse exemplo foi colocado um pouco de Contraste, isso vai depender da foto mas recomendamos um máximo de +20. Também usamos o Curves que ajusta as tonalidades escuras (esquerda do quadro), médias (meio) e tonalidades claras (direita). Na foto é possível notar que foi ajustada a linha diagonal mais para a parte escura, para retirar um pouco das sombras no avião. Se você gosta das cores mais vivas é possível adicionar um pouco de Saturação, recomendamos um máximo de +15.

Após esses passos estamos finalizando a edição. Siga no menu conforme a figura, você ira deixar sua foto mais Nítida. Use os valores padrões conforme a imagem abaixo, para uma foto em 1024 pode-se até baixar um pouco de 200% para 150% no primeiro quadro, nos outros não mude. Cuidado para não aplicar Nitidez demais, ela pode ficar “serrilhada” de tão nítida.

O último passo é retirar o Ruído da foto. E o que é isso? É aquela granulação que você percebe nas partes mais escuras e no céu principalmente. Se a foto foi com um ISO alto esse Ruído fica mais evidente, ele é muito perceptível principalmente nas câmeras semi-profissionais, que já com um ISO baixo produzem certo Ruído. Use as definições a seguir, uma aplicação já deverá resolver.

Agora uma comparação da imagem do começo:

Editada:

Esperamos que este guia rápido ajude os iniciantes em edição. Qualquer dúvida entre em contato conosco 😉

Comentários

  1. Fabiano Slisinski disse:

    Show Lucas! Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que isso irá ajudar a muitos, que como eu, já tiveram ou tem dificuladades para editar fotos de avião!