Prezados leitores do TMA!

Conforme foi anunciado anteriormente, no dia 12/10 passou a vigorar uma grande alteração no espaço aéreo do sul do país com a implementação do PBN sul. A mudança abrange novos procedimentos e rotas mais diretas para as aeronaves, economizando combustível, reduzindo emissões de poluentes e o tempo em voo.

A mudança também envolveu uma reestruturação da Terminal Curitiba e da Terminal Florianópolis, que passaram a cobrir a área que era da agora extinta Terminal Navegantes.

A TMA Curitiba deixou de ser praticamente um círculo envolvendo o entorno dos aeroportos Afonso Pena e Bacacheri e assumiu um formado muito parecido com o próprio mapa da cidade de Curitiba, e agora é também responsável pelos tráfegos chegando e saindo do aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, Santa Catarina.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este aeroporto?

Seu código ICAO é SBJV e IATA JOI, o clima que predomina na região já é bem conhecido nosso, muito parecido com a meteorologia que conhecemos no SBCT e SBBI: TERRÍVEL!

O caminho para a cidade de Joinville pra quem vai de Curitiba é simples: primeira chuva à esquerda! Localizada aos pés da serra da BR 376 o aeródromo também sofre com nevoeiro e chuva/garoa.

 

Pistas

Possui uma pista também designada 15/33. A cabeceira 15 possui um recuo de 100m no qual não é permitido nem iniciar a corrida de decolagem da 15 nem ser considerada para frenagem após pouso da 33, assim o comprimento total declarado da pista para pouso e decolagem é 1540m para ambas as cabeceiras, porém ao nível do mar, ao contrário de Curitiba a 3000 pés de elevação.

Possui apenas duas taxiways, a A que liga o pátio à cabeceira 15 e a B, que liga o pátio à aproximadamente o final do primeiro terço da 15, sendo necessário o taxi sobre a pista para a cabeceira 33.

 

Auxílios a navegação e visuais

Existe no sítio aeroportuário um VOR/DME, a cabeceira 33 é equipada com ILS CAT I, e há também procedimentos RNAV publicados.

Ambas as cabeceiras possuem PAPI, e balizamento para operação noturna.

 

Frequências

Torre: 118,00 MHz

VOR JNV: 115,10 MHz

ILS IJV: 111,10 MHz

 

Movimentação

De acordo com dados da Infraero, a movimentação em 2017 até o mês de junho foi a seguinte:

Pousos + decolagens:

SBJV: 3.655

SBCT: 33.678

SBBI: 10.628

Embarque + desembarque de passageiros:

SBJV: 228.172

SBCT: 3.232.427

SBBI: 20.350

 

Voos regulares

De acordo com o hotran publicado em 12/10/17:

Azul Linhas Aéreas Brasileiras

AD 4346/4347 VCP-JOI-VCP de domingo a sexta, pousa em JOI 20:05 decola 20:30 com ATR 72

AD 4366/4367 VCP-JOI-VCP de segunda a sexta, pousa 10:05 decola 10:35 com ATR 72

AD 4371/4381 VCP-JOI-VCP aos sábados, pousa 15:40 decola 18:05 com ATR 72

AD 4394 JOI-VCP aos sábados, pousa 21:50 com Embraer 190

AD 4408 VCP-JOI de domingo a sexta, pousa 22:40 com Embraer 190

AD 4409 JOI-VCP de segunda a sábado, decola 6:10 com Embraer 190

AD 5012 JOI-VCP aos domingos, decola 6:10 com ATR 72

Gol Linhas Aéreas

G3 1287 JOI-CGH aos domingos, decola 15:40 com Boeing 737-700

G3 1288 CGH-JOI de segunda a sábado, pousa 09:15 com Boeing 737-700

G3 1289 JOI-CGH de segunda a sábado, decola 10:08 com Boeing 737-700

G3 1290 CGH-JOI aos domingos, pousa 15:10 com Boeing 737-700

G3 1292/1290 CGH-JOI-CGH, pousa 17:15, decola 17:45 com Boeing 737-700

TAM Linhas Aéreas

JJ 3032 JOI-CGH de segunda a sábado, decola 8:48 com Airbus A320

JJ 3033/3034 CGH-JOI-CGH de domingo a sexta, pousa 18:33 decola 19:11 com Airbus A319

JJ 3035/3036 CGH-JOI-CGH de segunda a sexta, pousa 8:13 decola 15:15 com Airbus A320

JJ 3091 CGH-JOI de segunda a sexta, pousa 14:15 com Airbus A320

JJ 3176 CGH-JOI aos sábados, pousa 07:51 com Airbus A319

JJ 3485 JOI-CGH aos domingos, decola 11:00 com Airbus A319

JJ 3490 GRU-JOI aos domingos, pousa 09:43 com Airbus A319

JJ 3843 CGH-JOI aos sábados, pousa 19:07 com Airbus A319

JJ 3966 JOI-CGH aos domingos, decola 13:41 com Airbus A319

JJ 4772 JOI-GRU aos sábados, decola 19:45 com Airbus A319

JJ 4793 CGH-JOI aos domingos, pousa 13:07 com Airbus A319

 

Esperamos que tenham conhecido um pouco do novo integrante da nossa TMA!