Caros pilotos e entusiastas. A partir de 12/10/2017 entrará em vigor a reestruturação das TMAs Curitiba e Florianópolis, com a implantação do PBN Sul. As cartas com os novos procedimentos tanto para o SBBI quando para o SBCT podem ser encontradas no link: https://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas&futura=2017-10-12

Confiram também o AIC N-31 para todos os detalhes: https://publicacoes.decea.gov.br/index.cfm?i=publicacao&id=4647

As principais mudanças, descritas em maiores detalhes abaixo, são:
-Extinção da Terminal Navegantes, o aeroporto de Joinville SBJV/JOI passa a estar coberto pela Terminal Curitiba e Navegantes SBNF/NVT será responsabilidade da Terminal Florianópolis;
-Novos procedimentos de saída e chegada para o Afonso Pena;
-Novos procedimentos de saída e chegada para o Bacacheri;
-Otimização do tráfego aéreo para que saídas e chegadas não causem interferência entre si, causando menos restrições para as aeronaves;
-Otimização de rotas de navegação para redução do tempo de voo e consumo de combustível;
-Novos corredores visuais para aviões (REA) – EFETIVO PREVISTO PARA DEZEMBRO OU JANEIRO/2018.
-Adoção de rotas especiais para helicópteros (REH) – EFETIVO PREVISTO PARA DEZEMBRO OU JANEIRO/2018.

Implantação do PBN Sul e novos PNA (Procedimento de Navegação Aérea)

 

Absorção da TMA Navegantes, mudança na estrutura da TMA Curitiba e da CTR

 

Software AMAN

 

REA/REH

Agradecimento especial ao 1º Ten Esp CTA Dionisio, pela elucidativa palestra proferida no Aeroclube do Paraná.