Para a realização da obra, o aeroporto será fechado de segunda a quinta-feira entre 0h e 6h e também poderá ser fechado nos fins de semana, entre as 14h de sábado e o meio-dia de domingo

O superintendente do Aeroporto Afonso Pena, Antonio Pallu, confirmou nesta segunda-feira (6) que as obras para substituição das luzes do eixo da pista do aeroporto, que guiam pousos e decolagens, serão iniciadas em agosto e por seis meses devem provocar mudanças nos voos do terminal. Para a realização da obra, o aeroporto será fechado de segunda a quinta-feira entre 0h e 6h e há uma possibilidade de também ser fechado nos fins de semana, entre as 14h de sábado e o meio-dia de domingo.

Segundo Pallu, a licitação para a obra está na fase de análise de preços. O valor previsto em edital é de R$ 19.352.331,55 e dois consórcios disputam a licitação. Quando as obras forem iniciadas, caberá às companhias aéreas decidir pela realocação ou cancelamento dos voos.

O superintendente confirmou que o fechamento do Afonso Pena das 14h dos sábados às 12h dos domingos está sendo negociado e é apenas uma possibilidade. Uma pesquisa informal realizada pela reportagem aponta que, em um fim de semana normal, 25 aeronaves partem de Curitiba para os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, no período de 22 horas que pode ser afetado.

 Apesar de afetar vários voos, Pallu informou que a obra é fundamental para aumentar a vida útil da pista. “Para manter a segurança que existe hoje, temos que realizar essa obra para aumentar para cinco anos a vida útil da pista”, explica.

Além da nova iluminação, o superintendente afirmou que as obras para ampliação do estacionamento, que terá 2.200 novas vagas, estão em andamento. Posteriormente, deverá ser construído um edifício garagem, com a participação da iniciativa privada, para ampliar ainda mais o número de veículos que poderão estacionar. A licitação do estacionamento deverá ser feita em 2012.

O superintendente regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, informou que todas as obras previstas no plano de investimentos da Infraero e no PAC serão concluídas até o final de 2013. Sobre a terceira pista, Souza informou que os projetos estão sendo desenvolvidos, mas dependem do governo estadual que precisa realizar a desapropriação da área.

Pallu e Souza foram convidados pela Comissão Especial da Copa para explicarem aos vereadores de Curitiba como estão os preparativos para receber os turistas na capital.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Comentários

  1. Terminal Curitiba disse:

    Outra notícia, do mesmo jornal, diz que o prazo da obra é de 9 meses! http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1152681

  2. Fernando Duarte disse:

    E uma otima noticia, mas vale lembrar q o Caos no aeroportoAfonso pena sera GRANDE!

  3. Joao Stotz disse:

    Essa foto de divulgacao da infraero está belíssima.

  4. luiz ricardo sanches disse:

    Olá a todos gostaria de parabenizar pela iniciativa das obras do aeroporto internacional de Curitiba, espero suprir as demandas e que tenha voos diretos da europa pois sempre que vou ao Brasil é um caos passar por sao paulo ou rio, e temos um belo aeroporto falta iniciativa dos governos em bem aplicar o dinheiro em obras que trazem benefícios ao povo brasileiro, espero que logo tenhamos companhias aereas internacionais e melhorar o caos aereo no Brasil, é possivel fazer quando se tem vontade e cumprir com promessas que politicos fazem só nas campanhas, Curitiba merece esse conforto e vai desafogar mto o caos na regiao sudeste, por que tem mta gente do sul ke mora fora e pode chegar por Curitiba, boa sorte e bom trabalho a todos,abraços