O secretário paranaense dos Transportes, Mario Stamm Júnior, recebeu ontem (terça, dia 27) representantes de diversos segmentos públicos e privados envolvidos com a construção da terceira pista do aeroporto Afonso Pena. Agilização da desapropriação de áreas urbanas (aproximadamente 200 terrenos) e rurais foi o tema da reunião. O terminal está localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A informação é da Agência de Notícias do Estado do Paraná.

“A obra ficará pronta até a Copa do Mundo”, destacou Stamm Júnior. O secretário acrescentou que a definição do valor das indenizações das áreas urbanas e rural é a prioridade do momento para o estabelecimento a curto prazo de um cronograma envolvendo o pré-projeto de engenharia e o licenciamento ambiental.

Segundo o projeto, a nova pista terá 3.400 metros de extensão, 65% maior que a pista utilizada atualmente. Segundo o superintendente da Infraero, Antonio Pallu, a área a ser desapropriada envolve aproximadamente 850 mil metros quadrados.

Para o secretário da Copa, Algaci Túlio, o entendimento entre os vários órgãos envolvidos é fundamental para o processo de agilização da obra, que custará R$ 320 milhões, e mais R$ 42,1 milhões para ampliação do terminal de passageiros.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/parana-discute-implantacao-da-terceira-pista-de-cwb_59958.html

Comentários

  1. Hernel disse:

    Uma pequena reflexão sobre o assunto! E minha incredulidade defronte esta noticia até que as máquinas estejam escavando!!
    Por que a cidade de Curitiba é sempre preterida por outras para a implantação de quaisquer melhorias, principalmente as de grande monta? A questão do aeroporto é um ponto fundamental. O aeroporto Afonso Pena que está localizado na cidade de São José dos Pinhas, região metropolitana de Curitiba e que atende a capital é um exemplo do descaso. Este aeródromo está visivelemente com a capacidade esgotada, tanto para os passageiros como para as aeronaves. Faltam assentos, vagas no estacionamento, balcões de checkin, pátio para estacionamento de aeronaves, taxiways e demais equipamentos para a segurança de vôo. Um dos piores casos é o da própria pista principal deste aeroporto. Com pouco mais de 2000 metros, não atende às necessidade da sociedade e do empresariado, que neste caso só aumenta a riqueza da região com a possibilidade de aumento da quantidade de vagas de emprego. A cidade de Curitiba apresenta um crescente número de vôo e consequentemente de passageiros devido a sua importancia na região, não que as outras capitais não possuam, mas em termos de comparação temos a cidade de Porto Alegre que tem as mesmas caracteristicas da capital paranaense e recebe constantemente recursos muito superiores que a anterior. No caso do aeroporto Salgado Filho x Afonso Pena, (não ousaria eu compará-los a Guarulhos) o primeiro receberá uma cifra extraordinariamente maior que o segundo, que ficou com excassos 70 milhões, o que notoriamente para questões de aviação é uma miséria!!! Eu realmente não consigo entender este tipo de política!!!! Tudo isso pode ser categorizado pela falta de representatividade politica do estado/cidade? A capital paranaense é uma cidade com maior número de habitantes, o 6o. maior PIB do pais, quase 1 bilhão a mais que a capital gaúcha (IBGE 2003), a maior frota per-capita das capitais do pais, e recebe um constante descaso com sua população e projetos. A minha indignação é apenas uma pergunta? Por que Curitiba não recebe atenção e recursos do governo federal como recebem outras capitais de mesmo padrão ou inferior? Parece que o estado do Paraná está à margem da vontade politica nacional!!!! Não almejo a mudança de planos de governo para beneficiar Curitiba, pretendo apenas abrir os olhos para uma situação que deveras mostra-se vergonhosa. Desabafo de um Paulistano da zona Oeste que tem o coração curitibano.

  2. Gustavo Oedmann disse:

    Eu ja nem sei mais o que pensar sobre isso, faz tanto tempo que falam em 3ª pista, ampliação da autal… Eu só acredito vendo ! E tem outra, vão lá fazem tudo isso e a copa não vem pra cá, porque se o furacão não conseguir a tal garantia financeira exigida pela FIFA, ja era a ampliação do aeroporto.

  3. José Monir Nasser disse:

    Tudo isso é mentira eleitoral. Não houve pressão suficiente para exigir a terceira pista que só vai sair no dia de São Nunca. O primeiro problema é a Infraero,cuja sede regional fica em Porto Alegre e faz o jogo político gaúcho, que faz de tudo para diminuir o Paraná. O Paraná tem de exigir uma regional própria para a Infraero, porque os gaúchos boicotarão tudo desavergonhadamente.Vamos desembarcar das ilusões.

  4. caio pankratz disse:

    se o nosso governo fosse um pouco util. pelo tanto de reunioes algo ja teria saido……..

  5. Thiago Scatola disse:

    Pra mim que o problema não vem da regional de POA, muito menos do excelentissimo Pallu, pra mim o problema vem lá de cima. Tanto em aspectos politicos quanto economicos os estados do sul são integrados, unidos.

  6. carlos almeida disse:

    Olá Amigos ! sou admirador desse blog e como sou gaucho e moro em Porto Alegre , apaixonado por aviação , gostaria de dar a minha pequena contribuição e minha humilde opinião.Percebo que a reclamação de voces ai do Parana e exatamente igual a dos Gauchos , pois sempre achamos e vemos o nosso estado ser preterido por outros , (o metro que era dado como certo , já não vai mais sair do papel), mas acho que não se trata de pressão politica e sim o lugar da fila , se é que deu pra entender .Vale salientar que o Parana possui a maior frota de veiculos per capita , pois é o estado com o valor de IPVA Mais baixo do Brasil , logo quem pode, emplaca o carro ai (um morador do meu Prédio possui 2 autos emplacados em Curitiba).Minas Gerais também copiou o Parana e reduziu muito os valores do IPVA .Mas não vamos entrar nessa de um estado ser melhor que o outro , pois somos BRASIL E precisamos uns dos outros .Como voces sabem , uma das rotas mais rentaveis para as companhias aereas é POA-CWB-POA.A propósito , alguem sabe o que houve com o blog PALEGRE ao vivo? Um grande abraço AOS AMIGOS !