Olá amigos do TMA Curitiba! Foi numa tranquila manhã de quarta-feira (18/01/2017) no Aeroporto Bacacheri, com um excelente movimento de aeronaves, em sua maioria executiva e das escolas de aviação, que registramos a chegada de um ilustre visitante. O PZL Swidnik SW-4 de matrícula PP-MHJ pousou próximo das 10:50 e dirigiu-se ao pátio geral, atraindo a atenção de curiosos e entusiastas. Confira alguns detalhes desta aeronave.

A PZL-Swidnik

A PZL-Swidnik trata-se de uma grande empresa polonesa especializada na fabricação de aeronaves e motocicletas, aberta na década de 20. Seus principais produtos são focados no setor de Defesa Aeroespacial, produzindo helicópteros de pequeno e médio porte. Seus produtos de maior destaque foram os PZL W-3, SW-4, SM-1 e 2. Em 2010 a empresa foi incorporada ao grupo AgustaWestland, que atualmente corresponde pela designação Leonardo-Finmeccanica.

O Helicóptero

O PZL-Swidnik SW-4 Puszczyk é um helicóptero monoturbina de pequeno porte com capacidade para até 5 ocupantes. Foi construído com propósito de desempenhar atividade militar, mas também atua nos ramos de aeronave policial, transporte executivo, transporte de enfermo e treinamento de pilotos. Está equipado com um motor Rolls Royce 250 C20-R/2 de 450 SHP, atinge velocidade máxima de 111 kt, autonomia máxima de 5:30h e alcance de 459nm (850km) e teto de serviço de 12,795ft.

O PP-MHJ é o único exemplar desta aeronave na América Latina, baseado na região do litoral de Santa Catarina. Agradecemos à tripulação por permitir registrar de perto e com riqueza de detalhes esta magnífica aeronave e esperamos que retornem muito em breve para Curitiba!

Vejam agora algumas fotos da máquina!