Olá pessoal. Depois da passagem do Twin Otter pelo Bacacheri, chegou a vez de conhecermos o M28. Aeronave construída pela Sikorsky PZL sob licença da Antonov e seu modelo An-28.

“O M28 é um bimotor monoplano de asa alta em cantilever com estrutura totalmente metálica, dupla deriva e porta traseira basculante.

A aeronave oferece excelentes características, incluindo pouso e decolagem em pistas de comprimento reduzido (STOL), a maior capacidade de carga útil da sua categoria, fácil conversão de uma configuração para outra e uma porta traseira basculante de carga. O M28 é capaz de operar em qualquer tipo de pista, incluindo as pistas mais inacessíveis do mundo, não pavimentadas, de grama ou cascalho ou aeródromos de alta elevação.

A área da cabine, totalmente configurável, pode ser adaptada para atender a uma série de missões distintas, como transporte de cargas/passageiros, transporte VIP, patrulha de fronteiras, bem como operações de busca e salvamento.

Possíveis configurações internas

O M28 possui a maior capacidade de carga útil de sua categoria. A porta pode ser aberta durante o voo. Devido ao guincho com operação manual e capacidade de carga de 700kg – ideal para áreas remotas – o carregamento e descarregamento são feitos de forma fácil e rápida.

A aeronave M28 STOL é dotada de dois motores turbo-hélice Pratt & Whitney Canada PT6A- 65B. O M28, transportando 19 passageiros ou mais de 2 toneladas de carga, é capaz de levantar voo em apenas 548 metros de pista. Ele também é equipado com um conjunto de aviônicos, incluindo a Série Ouro da Bendix King (fabricada pela Honeywell), monitor de mapa digital, rádios VHF/UHF padrão (2 de cada), VOR/ILS/GPS, MKR, DME, piloto automático, ELT e os mais recentes recursos de segurança, como TCAS II, EGPWS Mk VI, gravador de voz FA2100 e gravador de dados de voo SSFDR.

Em relação ao desempenho do motor e à exclusiva instalação anti-gelo por ar de sangria, certificada para voar sob condições de gelo (FIKI), a aeronave M28 oferece a melhor capacidade de execução de missão da sua classe em condições ambientais extremas, com uma margem de segurança de operação de – 50°C a +50°C.”

Fizemos um voo de demonstração na aeronave, a distância de decolagem e a razão de subida impressionam. Nivelados no topo das nuvens executamos 3 estóis, com potencia e sem potencia “limpos”, e um sem potencia porém com flaps. A velocidade de estol full flaps também é admirável, cerca de 60 nós e a recuperação é fácil, também foi executado um monomotor real, com o corte do motor nº 2. Após isso seguimos para o procedimento NDB A da pista 18 executando um pouso bastante curto. A qualidade do vídeo durante a decolagem ficou um pouco baixa por ter sido transmitida ao vivo no nosso facebook, confiram a bela visão através da janela bolha:

Agora veja a filmagem de fora da segunda decolagem e pouso:

 

Hora das fotos! Do Bacacheri a aeronave foi para o Afonso Pena internacionalizar, de onde decolou rumo ao Paraguai para continuação da turnê de demonstração.

 

PERFORMANCE

Nível do mar, condições ISA, peso máximo de decolagem:

Max Gross Weight 16,534 lb 7,500 kg
Empty Weight 9,601 lb 4,354 kg
Payload 5,070 lb 2,300 kg
Max Fuel Load 3,894 lb/602 US Gal 1,766 kg/2,278 l
Takeoff Power 2 x 1100 shp 2 x 820 kW
Average Fuel Consumption (10,000 ft ) 591 lb/h 268 kg/h
Max Operating Speed 192 kts 355 km/h
Stall Speed (MTOW) 65 kts 120 km/h
Long Range Cruise Speed 132 kts 244 km/h
Max Rate of Climb (MTOW) 2,420 ft /min 12.29 m/s
Takeoff Distance 1,800 ft 548 m
Landing Distance 1,640 ft 499 m
Service Ceiling 25,000 ft 7,620 m
Max Range (10,000 ft ., 45 min. reserve) 860 NM 1,592 km
Endurance (10,000 ft ., 45 min. reserve) 6.2 hrs

 

 

Wing Span 72.38 ft 22.06 m
Length 43.00 ft 13.10 m
Height 16.08 ft 4.90 m

 

Passenger Cabin

Length 17.25 ft 5.26 m
Width 5.66 ft 1.73 m
Height 5.63 ft 1.72 m
Cargo Door L 8.53 ft x W 3.93 ft (max) L 2.6 m x W 1.2 m (max)