Olá amigos do TMA Curitiba! Ontem pousaram no Bacacheri dois Embraer A-29B Super Tucano, ostentando matriculas civis de teste da Embraer, porém com a pintura completa da Força Aérea de Mali, na Africa! Elas fazem parte de um pedido de 6 aeronaves firmados durante o Paris Air Show do ano passado.

As mesmas tinham pousado no Afonso Pena pela manhã e passaram quase despercebidas! Decolaram para Foz do Iguaçu e, no final da tarde, vimos elas no fr24.com com a proa de Curitiba provenientes de Foz, então puxamos o playback da fonia daquele aeroporto no liveatc.net e ouvimos que as aeronaves tinham copiado o plano para o Bacacheri!

As 16:44 pousava pela pista 36 o PT-ZTF (futuro TZ-01C) e 3 minutos depois o PT-ZTI (futuro TZ-02C) arremetia devido ao vento de cauda, o mesmo solicitou cancelamento do voo por instrumentos e prosseguiu com uma curva de reversão para pouso na cabeceira 18.

As aeronaves pernoitaram no pátio geral e decolaram hoje (09/12) as 09:30 para São José dos Campos em ala com o callsign “Embraer Branco”! Ficamos muito surpresos com essa rara ocasião, e vamos torcer para que a Embraer utilize mais vezes tanto o Bacacheri quanto o Afonso Pena para seus voos de teste.

Confiram as belas fotos e um vídeo.