Por Luciana Cristo
Fonte: Paraná Online. Link direto para a notícia:
http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/420056/?noticia=TERCEIRA+PISTA+DO+AFONSO+PENA+AINDA+E+UM+SONHO

O antigo projeto de construção de uma terceira pista para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ainda tem um longo caminho a ser percorrido.

Depois de uma exaustiva reunião de mais de três horas ontem à tarde no aeroporto, a conclusão é que vai ter que se começar praticamente do zero, mesmo com todas as discussões dos últimos 13 anos sobre o assunto. De recurso para a obra, até agora, também não há nada garantido.

Os técnicos envolvidos perceberam que muito do que já tinha sido feito está desatualizado, porque o projeto não teve continuidade. “Tem que começar, de novo, desde o primeiro passo, não tem outro jeito de continuar”, desabafou o coordenador do Grupo de Trabalho do Afonso Pena, Walmor Weiss. Novos estudos ambientais também precisam ser feitos, segundo o técnico.

Hoje acontece mais uma reunião técnica, desta vez com representantes da prefeitura de São José dos Pinhais, para discutir a desapropriação de casas que estão na área onde a terceira pista foi inicialmente planejada.

“Estima-se que haja cerca de 200 casas em uma área que não chega a ser grande, foram alguns pedaços ocupados, mas que compromete a largura da nova pista”, disse Weiss. O projeto é para uma pista de 3.400 metros de comprimento e de 150 a 200 metros de largura. A atual pista tem apenas 2.200 metros de comprimento.

Somente com a atual pista a região perde na capacidade de importação e exportação, já que o tamanho das aeronaves e as cargas transportadas têm que ser menores.

“Temos um aeroporto internacional só de nome, porque a pista é regional”, critica Weiss. Aviões maiores, por consequência, não podem descer no Afonso Pena totalmente carregados, o que implica em uma menor arrecadação.

Para que o projeto possa finalmente começar a tomar forma, Weiss opina que é preciso muita vontade política. E, talvez, esse ano eleitoral possa contribuir para a vinda de recursos necessários para a construção da pista. “É um tabuleiro de xadrez e cada um tem que assumir suas obrigações, seja governo, seja Infraero”, afirma Weiss.

Inicialmente, chegou a ser previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ampliação da pista principal, cuja conclusão da obra estava prevista para o ano passado. Nada saiu do papel.

Aumento de passageiros

Enquanto a pista não sai, o movimento de passageiros no Afonso Pena cresceu nos últimos meses de 2009, o que pode contribuir para o andamento da obra. Outubro apresentou movimento recorde de passageiros, que foi 48% maior em relação ao mesmo mês em 2008, sendo 511.481 os passageiros que embarcaram e desembarcaram no terminal, o número mais alto em um mês em toda a história do Afonso Pena.

Pousos e decolagens tiveram um acréscimo de 17% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na semana que antecedeu o Natal, a movimentação foi 21% maior que em 2008.

Comentários

  1. sueli regina de souza rodrigues disse:

    Qual será a area desapropriada.

  2. TMA Curitiba disse:

    Sueli, a terceira pista vai ser construída paralelamente à pista principal atual. Vide imagem do link a seguir: http://tmacuritiba.com/wordpress/wp-content/gallery/3a-pista/terceirapista.jpg

  3. zildete disse:

    Por favor, poderia me informar se a desapropriação esta incluso o bairro Vale Verde a rua Davi nascimento? Muito Obrigada

  4. Terminal Curitiba disse:

    Prezada Zildete, infelizmente não temos esta informação.

  5. Adeir disse:

    Por favor gostaria de saber se o bairro jardim suiça que fica na rota de pouso e decolagem da pista atual, será desapropiado? com a contruçao da terceira pista? obrigada

  6. leandro disse:

    o bairro QUISSISSANA sera desapropiado tbm?

    obrigado

  7. rafael disse:

    queria saber se o bairro nova costeira vai ser desapropriado?

  8. WELLINGTON disse:

    OLÁ SEI QUE VC ADORAM O AEROPORTO E SEMPRE ESTOU VENDO A FOTOS DE VC SEM ATUALIZANDO AS AERONAVES, ESTOU PASSANDO AI O PROJETO EM PDF DO FUTURO AEROPORTO AFONSO PENA.
    LINK: http://www.confea.org.br/publique/media/curitiba_copa2.pdf
    ATE MAIS…

  9. Lucas Gabardo disse:

    Wellington, grato por compartilhar! Seria muito bom ver o nosso Afonso Pena conforme está o projeto.

    Abraço

  10. Edna disse:

    ola Gostaria de saber se a rua francisco dirceu chiuratto de quissisana sera desapropriada tambem…

    estarei aguardando sua resposta obrigada.

  11. tere disse:

    boa tarde sera q agora sai mesmo ????
    gostaria d saber se aqui onde moro vai sai tambem??
    moro na nova costeira atras do batalhão
    quero saber pois estou reformando minha casa
    se for mesmo sair nem vou fazer mais nada aqui
    desde ja agradeço e espero resposta

  12. monika disse:

    Olá, gostaria de saber se a vila costeira atraz do 17° batalhão também será indenizada.

    grata