[:br]A equipe do TMA Curitiba visitou nesta segunda-feira (02/06) o jato executivo Eclipse 500 Total Eclipse. Fabricada pela empresa norte-americana Eclipse Aviation, o EA500 foi a primeira aeronave no conceito VLJ (Very Light Jet) e fez seu primeiro voo em 26/08/2002. De 2001 a 2009 foram produzidas 260 unidades, até que a produção foi interrompida devido a falta de fundos durante a forte crise global em 2008.

A história

A Eclipse Aviation declarou falência pelo capítulo 11 dos EUA em novembro de 2008. Tendo a empresa deixado de existir em 24/02/2009. Após esse período, a Eclipse Aerospace foi confirmada como a nova proprietária dos ativos da antiga Eclipse Aviation e iniciou suas operações em 01/09/2009. Em Outubro de 2011, a Eclipse Aerospace anunciou uma nova versão da aeronave, que se chamaria Eclipse 550 e estaria sendo entregue a partir de 2013.

Total Eclipse

A versão que conhecemos foi batizada de Total Eclipse. Em março de 2010, a Eclipse Aerospace começou a oferecer jatos EA500 remanufaturados sob a marca de Total Eclipse. Em explicação, o CEO da empresa, Mason Robert falou: “Na pressa para entregar a aeronave, o ex-fabricante do EA500 (Eclipse Aviation Corporation) entregou aos proprietários uma aeronave que estava apenas cerca de 85 por cento completo. Estas aeronaves estavam perfeitas, mas ainda não tinham várias características importantes. Agora nós concluímos o design e a engenharia do EA500.” Nesta versão, a aeronave possui RNAV acoplado ao piloto automático e um equipamento Flight Into Known Icing que permite voar com segurança sob condições de gelo.

Especificações

Distância para decolagem no peso máximo (MTOW) ao nível médio do mar: 742m
Distância para decolagem a 5000ft (1524m) em condições ISA: 1183m
Distância para aterrissagem com 2087kg ao nível médio do mar: 850m
Razão de subida com dois motores: 3424ft/min
Tempo em subida até 35000 pés: 22 minutos
Velocidade máxima em cruzeiro: 375 nós / 694kph
Altitude máxima: 41000 pés
Altitude máxima voando mono: 35000 pés
Range máximo com aeródromo de alternativa em um raio de 100nm: 1125nm / 2084km
Dimensões: Comprimento: 10.2m / Área de asa: 11.6m / Altura: 3.4m
Aviônicos: Avio Integrated Flight Managements System (IFMS)
Motores: 2 PRATT & WHITNEY CANADA  PW610F Turbofans que geram 4.00KN cada
Assentos: Máximo 6

Agradecimentos especiais a todos que colaboraram e possibilitaram esta matéria. Ao Alex, pelo aviso do translado da aeronave ao Bacacheri. A Aeromecânica por ter permitido nossa entrada na suas dependências. Em especial nosso agradecimento ao Comandante Romero que permitiu nossa visita, dedicando minutos da sua passagem pelo SBBI à equipe do TMA, dando maiores detalhes sobre a historia da empresa, da aeronave, detalhando procedimentos dos aviônicos e performance do primeiro Eclipse em terras brasileiras.

[:us]The staff from TMA Curitiba visited on this Monday (02/06) the Eclipse 500 Total Eclipse business jet. Manufactured by the north-american company Eclipse Aviation, the EA500 was the first aircraft with the VLJ (Very Light Jet) concept and made his first flight on August 26th, 2002. From 2001 until 2009, 260 units were produced, until the production came to a halt due to no funds during the global crisis in 2008.

The history

The Eclipse Aviation decreted bankruptcy by the 11th chapter of USA in November 2008. The company stopped their operations on February 24th 2009. After this period, the Eclipse Aerospace was confirmed as the new owner of the assets of Eclipse Aviation and has begun their operations in September 1st 2009. In October 2011, the Eclipse Aerospace announced a new version of the aircraft, to be called Eclipse 550 and it would start to be delivered in 2013.

Total Eclipse

The aircraft version that we visited, was baptized of Total Eclipse. In march 2010, the Eclipse Aerospace started to offer EA500s refurbished under the brand of Total Eclipse. On a explanation, the CEO, Mason Holland explained: “In their rush to deliver the aircraft, the former manufacturer of the EA500 (Eclipse Aviation Corporation) delivered to owners an aircraft that was only about 85 percent complete. These aircraft were great performers, but still lacked several important features. We now have completed the design and engineering of the EA500.” The used airframes now feature GPS-coupled autopilots and the Flight Into Known Icing equipment package that permit to fly safely under icing conditions.

Specs

Takeoff distance with maximum weight (MTOW) at sea level: 2,433ft
Takeoff distance at 5000ft (1524m) with ISA conditions: 3,881ft
Landing distance with 2087kg at sea level: 2,790ft
Maximum climb rate with 2 engines: 3424ft/min
Time to climb – 35000 feet: 22 minutes
Maximum cruise speed: 375 knots / 694kph
Maximum altitude: 41000 feet
Maximum altitude with one engine running: 35000 feet
Range – MAX NBAA IFR 100 NM ALTERNATE, 4 OCCUPANTS: 1125nm / 2084km
Dimensions: Length: 33.5ft / Wingspan: 37.9ft / Height: 11.0ft
Avionics: Avio Integrated Flight Managements System (IFMS)
Engines: 2 PRATT & WHITNEY CANADA  PW610F Turbofans that generates 900 LB each
Seats: 6 Max

We would like to specially thank to everyone who helped and have collaborated to this post. To Alex, for letting us know when the aircraft was going to takeoff to the Bacacheri Airport. To Aeromecânica, for allowing us to enter into their area. And specially to Captain Romero that permitted our visit, dedicating minutes of his time to the TMA staff, giving more details about the company history, about the aircraft, and explaining procedures of the avionics and the performance of the first Eclipse jet flying in Brazil.