Olá caros amigos. Hoje iremos apresentar a aeronave DHC-6-400 Twin Otter, fabricada pela canadense Viking Air.

Projetado e produzido pela de Havilland Canada, o DHC-6 Twin Otter realizou seu primeiro voo em 1965, sendo o primeiro modelo o DHC-6-100. Foram 844 aeronaves entregues de 1966 a 1988, ano em que a de Havilland Canada foi absorvida pela Bombardier. Em Maio de 2005 a Bombardier vendeu os direitos de produção de 7 modelos de aeronaves da extinta de Havilland (DHC-1 ao DHC-7) para a também canadense Viking Air.

Em 2006 durante a edição do importante Farnborough Air Show na Inglaterra, a Viking Air anunciou suas intenções de iniciar a produção da quarta versão do Twin Otter, a série 400. Desde 2010, ano em que a primeira aeronave da nova geração foi entregue, já foram construídas cerca de 110 unidades, com um pico de produção de 24 por ano em 2014.

O Twin Otter é um avião STOL (Short Takeoff and Landing), ou seja, ideal para operação em pistas curtas. Inclusive, o que esteve por aqui será entregue a uma mineradora que pretende operá-lo em uma pista de 800 metros de comprimento em altitude elevada no Chile. Esta aeronave também é bastante conhecida pela operação em ilhas no Caribe com pistas restritas, como a ilha de Saba e a ilha de St. Barth. Confira o vídeo do pouso após o primeiro voo de demonstração em Curitiba, observe a velocidade no toque e a distância de parada:


Créditos: Cmte Polaco.

E no segundo voo uma filmagem externa:

Créditos: Cmte Lebrão.

Confira alguns dados técnicos da aeronave:

Technical Specifications

Maximum Takeoff Weight: 12,500 lb (5670kg)
Maximum Landing Weight: 12,300 lb (5579 kg)
Number Of Crew: 1 or 2
Number Of Passengers: 19
Fuel Capacities: 378 US Gallons (total)
Fuel Capacities: Optional Long Range – 89 US Gallons

 

Performance Summary

Maximum Cruise Speed

TAS Sea Level: 170 kt
5,000 ft: 181 kt
10,000 ft: 182 kt
Enroute Rate of Climb at Sea Level (both engines at maximum climb power): 1600 ft/min
Maximum Operating Altitude 25,000 ft
(7,620 m)

Payload Range (at maximum cruise speed)

Payload for 100 nautical mile
(185km) range:
4061 lb
(1842 kg)
Payload for 400 nautical mile
(741 km) range:
3031 lb
(1375 kg)

 

Maximum Range – zero payload

with Standard Tankage:
(2583 lb (1172 kg) fuel)
775 nm
(1435 km)
with Long Range Tankage:
(3190 lb (1447 kg) fuel)
980 nm
(1815 km)

Maximum Endurance

with Standard Tankage:
(2583 lb (1172 kg) fuel)
7 hr 10 min
with Long Range Tankage:
(3190 lb (1447 kg) fuel)
9 hr