Segue abaixo notícia veiculada no site da Prefeitura Municipal de Curitiba sobre o voo da Aerolíneas Argentinas para a capital paranaense!
Na matéria fala-se que será utilizado o Embraer 190, o que nos leva a crer que o voo será na verdade operado pela subsidiária Austral.

“A rota Curitiba-Buenos Aires, sem escalas, foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira (4) em um café da manhã, em um hotel no Centro de Curitiba, oferecido pela companhia aérea Aerolíneas Argentinas para operadores de viagens e entidades relacionadas ao turismo. A operação internacional tem início em 1º de março com cinco voos semanais e preços promocionais.

Buenos Aires é o terceiro destino internacional conquistado para Curitiba em menos de um ano. Em 2013, as companhias aéreas American Airlines e Buquebus iniciaram suas atividades no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com os destinos Miami (Estados Unidos) e Montevideu (Uruguai) respectivamente. “É um privilégio para Curitiba contar com voos da Aerolíneas Argentinas e estreitar relações com o país vizinho. A nossa cidade passa por um momento importante e esperamos recepcionar em breve muitos visitantes”, comentou o presidente do Ctur, Paulo Colnaghi.

Voar para Curitiba era um desejo antigo da companhia argentina, segundo o diretor geral da Aerolíneas Argentinas para o Brasil, Ariel Rodriguez.  “Fico feliz por termos conquistado mais esse destino. Agradeço o apoio dado pela ABAV e pelo Instituto Municipal de Turismo por abrir as portas de Curitiba para nós”, afirmou.

O novo destino da Aerolíneas Argentinas com cinco voos semanais (exceto terças e quartas-feiras) partirá de Buenos Aires com destino a Curitiba as 12h05, com chegada prevista para as 14h15 horas. Da capital paranaense para a Argentina, o embarque vai acontecer as 15 horas no Aeroporto Internacional Afonso Pena com chegada prevista para as 17h35. Na Argentina, o embarque e desembarque de passageiros ocorrerá no aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, localizado mais próximo ao centro de Buenos Aires do que o Aeroporto Ezeiza.

Atualmente a companhia aérea argentina opera para seis destinos no Brasil – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis (ocasionalmente) – e voos internacionais para países da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Rodriguez destacou a modernização da frota como um dos diferenciais da Aerolineas Argentinas. A rota Curitiba-Buenos Aires será executada por aeronaves modelo Embraer E 190, com 96 lugares, sendo 88 da classe econômica e 8 da classe club economy.

Ações conjuntas entre o Instituto Municipal de Turismo e Aerolíneas Argentinas serão realizadas para a divulgação da nova rota, com a intenção de ampliar a vinda de turistas e incrementar negócios entre as cidades de Curitiba e Buenos Aires.

O evento de lançamento do voo também contou com a presença do cônsul geral da Argentina em Curitiba, Gustavo Vivacqua, do cônsul adjunto Carlos Ayala, da diretora de turismo do Ctur, Cristiane Santos, do secretário de turismo de Ushuaia (Argentina), Daniel Leguizamón, e da gerente regional da Aerolíneas Argentinas para o sul do país, Rosângela Cruz.

A Argentina é o maior grupo de estrangeiros que visita Curitiba, conforme dados do Ctur. Em 2012, cerca de 20 mil argentinos estiveram na cidade a lazer ou negócios. Além da Aerolineas Argentinas, a Gol Linhas Aéreas realiza voo direto para Buenos Aires.”

Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba